Curiosidades em Guerra
V - Camuflagem Dazzle
- A Arte da Camuflagem -
Parte I
Camuflagem: 1. Arte de dissimular material de guerra ou tropas de observação inimiga. 2. Disfarce. 3. Dissimulação; fingimento.
Em uma guerra, a função da camuflagem é muito simples: esconder os soldados e seus equipamentos do alcance dos inimigos. A camuflagem pode ser usada para enganar o observador, atrapalhando quanto ao tamanho, tipo e movimento do alvo para evitar a identificação e acompanhamento mesmo se já detectado.
Na camuflagem naval também são utilizadas pinturas de ondas de proa para dar impressão falsa de velocidade ou tamanho. A camuflagem visual já foi usada em navios na épocas romanas e gregas. O cinza escuro passou a ser usado a partir de 1900 para operar a noite e melhorar a camuflagem. O alto comando costumava dar preferência para cores bonitas para favorecer os cerimoniais.
Na Primeira Guerra Mundial, apareceram os padrões de camuflagem “ad-hoc” com o HMS Indomitable em 1914 com cinza claro e branco. No meio da guerra, navios grandes como o HMS Indefatigable e Queem Mary receberam painéis fixos na lateral para criar ilusão de ter outro navio do lado.
Ambos foram perdidos na batalha da Jutlândia, que segundo os historiadores, trata-se da mais importante batalha naval da I Guerra Mundial, que se deu em 31 de Maio de 1916.

HMS Argus em 1918
A camuflagem Dazzle lembra uma pintura cubista com muitas formas geométricas coloridas agrupadas. Como uma mancha em uma roupa camuflada, esse design dificulta a visualização das bordas do navio e a distinção entre bombordo e estibordo. Se a tripulação de um submarino ou navio não sabe para que direção o alvo está indo, é muito mais difícil atingi-lo com um torpedo.
O primeiro navio com camuflagem Dazzle, inventada pelo artista Normam Wilkinson, apareceu em 1917. Eram técnicas de despistamentos com inclinações de cores escuras. O HMS Alsation foi pintado em agosto de 1917.
O primeiro navio com camuflagem Dazzle, inventada pelo artista Normam Wilkinson, apareceu em 1917. Eram técnicas de despistamentos com inclinações de cores escuras. O HMS Alsation foi pintado em agosto de 1917.
A Marinha Real Inglesa repintou 400 navios ou mais com este padrão. Depois apareceram outras técnicas como cinzas, brancos e azuis, pretos e amarelos. O objetivo era fundir com o fundo e atrapalhar o observador, principalmente de submarino.


com camuflagem especial Zebra.
Esta camuflagem acima foi testada no Pacífico e mediterrâneo e atrapalhava o cálculo da distância, velocidade e direção da embarcação. Não foi usada por ser difícil de aplicar e manter.
Para proteger os navios de guerra, os estrategistas experimentaram entre 1942 e 1944, diferentes tipos de camuflagem, como mostra a fotografia deste barco da marinha real inglesa.
A pintura do barco tinha a cor semelhante a de terra e os guarda-chuvas dificultariam a identificação pelos aviões e submarinos alemães qual tipo de barco era.
O desenho acima mostra o número de guarda-chuvas que seriam necessários para camuflar um navio, e seu posicionamento correto.
Fontes consultadas sistemadearmas / bbolinks / hardmob / ciencia.uol / grandes guerras
Postado originalmente em 04OUT2009 (24)
Postado originalmente em 04OUT2009 (24)