domingo, 4 de janeiro de 2015

Aviões cor-de-rosa, na 2ª guerra mundial

Coleção Curiosidades em Guerra


I - Aviões cor-de-rosa

O Supermarine Spitfire foi o avião de caça britânico mais famoso da 2ª guerra mundial e o único caça aliado que operou durante todo o conflito.


O avião parou os alemães na Batalha da Grã-Bretanha, é o ícone da luta britânico contra os nazistas. Após a Batalha da Grã-Bretanha o Spitfire - o cuspidor de fogo -  também lutou no Norte de África, atacando as forças de Rommel após a batalha de El Alamein.



Mais tarde, eles participaram da campanha da Normandia, superando a Luftwaffe em 1944 e 1945. O Spitfire serviu até na Rússia e, eventualmente, também participou da guerra no Pacífico. 

O Spitfire foi "vestido" com diferentes padrões e cores de camuflagem: as curvas verdes em ocre terroso (excelente para imitar o avião no solo verde da Inglaterra), verde musgo, cinzento, oceano, cores de areia para o deserto, e até mesmo alguns foram pintados de preto para uso nas patrulhas noturnas.


Mas de todos eles, a cor mais incomum que foram camuflados do Spitfire foi o rosa claro , um rosa desbotado, também chamado de Rosa Mountbatten e deve seu nome a Lord Mountbatten, o almirante da Armada Real.

Em 1940, enquanto escoltava um comboio de navios Mountbatten parecia notar que um dos navios do grupo desapareceu de vista muito antes do resto. O barco foi pintado com uma mistura de cinza e lavanda.

ver também

Mountbatten estava convencido da eficácia de rosa para camuflar seus navios durante o nascer e o pôr do sol e, no início de 1941 vários barcos começaram a usar a mesma camuflagem, embora ao final do mesmo ano a Royal Navy começasse a ignorar o "Mountbatten-de-rosa", uma vez que foi constatado que o tradicional "navio cinza de guerra" no final camuflava melhor os barcos.

No entanto, a camuflagem "Rosa Mountbatten" e também uma variante chamada "rosa Camoutint" , foram utilizadas com sucesso em alguns Spitfire pois ficavam muito menos visíveis ao voar através de nuvens ao amanhecer e ao pôr do sol, horários em que as nuvens adquiriam tonalidade rosa.

Fonte la aldea