terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lou Jing, e o racismo na China!

Ela é atraente, efervescente e tem uma voz de anjo. Mas não foram estas as qualidades que fizeram de Lou Jing a mais famosa concorrente de um programa de televisão sobre os talentos da China, nem o objeto de um debate nacional no país mais populoso do mundo. O motivo por que estão falando de Lou Jing é porque ela é negra.



A menina, fruto de uma relação extraconjugal de uma chinesa e um afro-americano que não chegou a conhecer, está lutando para ganhar a aceitação de uma sociedade profundamente conservadora. Alguns diriam até profundamente racista.


Decorre um intenso debate nacional, num tom violento sobretudo nas milhares de mensagens publicadas nas mais populares salas de chat online, sobre o significado essencial de ser chinês e a maioria dos críticos está de acordo num ponto: essa mulher negra não pode ser considerada uma “verdadeira” chinesa.








Dragon TV inicialmente tinha dúvidas sobre se deveria incluir Lou jing entre as concorrentes, mas então percebeu que sua presença seria ótimo para atrair publicidade para o show. Mas poucos executivos podiam esperar a fúria contida em muitos dos blogs e posts  que acompanharam essa odisséia.

Lembro que a internet é o único lugar na China, onde o público pode manifestar opiniões com liberdade - embora eles sejam rapidamente cortado por um exército de censores estatais dispersos no território nacional.




Assista vídeo do you tube,
 clicando aqui

Fontes shanghaidaily / boingboing