Fonte Jogo de Negócios
Nike vai patrocinar o futebol chines
Você provavelmente não deve conhecer a China Super League, o campeonato de futebol chinês, disputado atualmente por 16 equipes e que tem como atual campeão o Shandong Luneng.
A seleção chinesa, que ficou fora da última copa e ocupa atualmente a 104º posição no ranking da Fifa, também não desperta a atenção da mídia internacional. Mas e o mercado chinês? Esse todo mundo quer e tem interesse.
E é por isso que a Nike acaba de fazer uma proposta de US$ 200 milhões para patrocinar a China Super League por dez anos. O contrato para 2009, de US$ 15 milhões, já está fechado e vai render US$ 730 mil em material esportivo e mais US$ 220 mil em dinheiro para 12 times.
Um novo contrato propõe um aumento de 15% por ano nesses valores até 2018 e a expansão para todas as 16 equipes participantes. A Nike ainda não confirmou esses números, mas, segundo as agências internacionais, espera-se um comunicado oficial nos próximos dias, já que a próxima temporada começa no dia 21 de março.
Vale lembrar que a Siemens, que fez um contrato milionário de naming rights (direitos) na primeira temporada em 2004, saiu do negócio após a acusação de apostas, acertos de resultados e outras controvérsias. A Kingway, cervejaria líder de mercado no país, é que detem os naming rights do campeonato atualmente. (*) - não resisti 'a imagem do guepardo famélico com a Nike de olho no mercado chines.
A seleção chinesa, que ficou fora da última copa e ocupa atualmente a 104º posição no ranking da Fifa, também não desperta a atenção da mídia internacional. Mas e o mercado chinês? Esse todo mundo quer e tem interesse.
E é por isso que a Nike acaba de fazer uma proposta de US$ 200 milhões para patrocinar a China Super League por dez anos. O contrato para 2009, de US$ 15 milhões, já está fechado e vai render US$ 730 mil em material esportivo e mais US$ 220 mil em dinheiro para 12 times.
Um novo contrato propõe um aumento de 15% por ano nesses valores até 2018 e a expansão para todas as 16 equipes participantes. A Nike ainda não confirmou esses números, mas, segundo as agências internacionais, espera-se um comunicado oficial nos próximos dias, já que a próxima temporada começa no dia 21 de março.
Vale lembrar que a Siemens, que fez um contrato milionário de naming rights (direitos) na primeira temporada em 2004, saiu do negócio após a acusação de apostas, acertos de resultados e outras controvérsias. A Kingway, cervejaria líder de mercado no país, é que detem os naming rights do campeonato atualmente. (*) - não resisti 'a imagem do guepardo famélico com a Nike de olho no mercado chines.