domingo, 26 de abril de 2015

O cigarro que simbolizou a derrota na Segunda Guerra

Curiosidades em Guerra


XV - Cigarros STAMBUL

Nos últimos dias da guerra, em abril de 1945, com a cidade de Berlim em vias de ser cercada pelos exércitos soviéticos, todos os berlinenses que fumavam viram-se obrigados a consumir os cigarros da última remessa que chegara à cidade, de uma única marca pouco conhecida e de ressonância exótica e balcânica, STAMBUL, produzidos em caixas com 24 maços por uma tabaqueira de Dresden. 



Os cigarros deixavam no ar um cheiro semelhante à madeira carbonizada que não se distinguia particularmente do cheiro do resto da cidade, devidos os incêndios provocados pelos consecutivos bombardeios aéreos das forças aéreas inglesas e americanas.

O tradicional espírito dos berlinenses não tardou a dar mostras de si, com uma criativa explicação do significado da marca STAMBUL: STalin Armee Marschiert Berlin Unter denLinden – que numa tradução livre seria algo como os exércitos de Stalin marcharam sobre Berlim até Unter den Linden (sendo esta última, que literalmente significa sob as Tílias, a designação da avenida central de Berlim (wiki), que tem num dos seus extremos o conhecido Portão de Brandeburgo).

O maço, contém um selo da 
receita federal da era nazista.


Proféticas e fatais palavras: dentro de dias os soviéticos chegaram mesmo. Tres meses após, em julho, e já depois da rendição alemã, a Unter den Linden e os arredores tinham o aspecto que a fotografia abaixo mostra.


Aqui no Brasil foram vendidos sob o nome ISTAMBUL na década de 1950.


Fontes