terça-feira, 26 de agosto de 2014

Uma árvore que dá 40 frutos diferentes

Uma árvore que dá 40 frutos diferentes?
Será VERDADE?

Transcrito do e-farsas



Um professor de arte dos Estados Unidos afirma ter criado uma árvore que dá 40 tipos de frutas diferentes! Será que essa história é verdadeira ou falsa?
A notícia surgiu na web no começo da segunda semana de agosto de 2014. De acordo com o texto, um professor de arte chamado Sam Van Aken diz ter conseguido criar algo aparentemente impossível: Uma árvore que produz dezenas de frutas diferentes em um único pé!

A imagem abaixo mostra o que seria a criação do artista, mas será que isso é real?




Por mais inacreditável que possa parecer, essa história é verdadeira!

Sam Van Aken trabalha na como professor de arte na Universidade de Syracuse no estado de Nova York (EUA) e, em 2008, conheceu um pomar à beira da falência. De acordo com o jornal The Huffington Post, Aken ficou muito preocupado ao saber que todas as árvores frutíferas do local iriam ser derrubadas e acabou comprando a propriedade.


Desde então, ele vem fazendo uma série de experimentos nas suas plantações, emendando diferentes partes de várias árvores de frutas diferentes. Depois de alguns anos, seu trabalho gerou uma série de árvores capazes de produzir frutas de caroço, como damascos, nectarinas e cerejas.

Além disso, o tipo de árvore criada por ele floresce em diversas cores!


A rede de TV CBS entrevistou o professor, que explicou que sua árvore levou 8 anos para ficar pronta e que, além dessa, há outras 14 espalhadas em locais públicos no país.



Basicamente, o que o artista faz é “enganar a planta”, lhe enxertando pedaços de outras mudas no caule principal! Podemos aprender mais sobre essa técnica no site da Universidade de Minnesota.





Enxertia é usada principalmente para combinar plantas novas com ramos de árvores adultas para que comece a dar frutos mais rapidamente, por exemplo.

A seguir, um vídeo ensinando uma das várias técnicas usadas para enxertia:





No site do artista podemos ver essa e outras árvores desenvolvidas por ele.
A equipe do programa CBS This Morning foi até ao pomar de Aken pra conferir de perto essa história:






Mas será que é viável comercialmente?