segunda-feira, 28 de julho de 2014

A Mona Lisa chinesa

EsculturArte




LII - Escultura em madeira


A Arte de Zheng Chunhui


A China tem uma longa tradição em esculturas de madeira. Desde há séculos, os seus mestres do cinzel vêm transformando pedaços de madeira bruta em obras de arte inspiradoras, mas nenhuma tão impressionante como a criação de Zheng Chunhui.
Este talentoso artista chinês passou quatro anos meticulosamente esculpindo uma réplica detalhada de uma famosa pintura tradicional chinesa chamada "Ao longo do rio durante o Festival Qingming", num tronco de árvore de pouco mais de 12 metros de comprimento.

A peça mede exatos 12,286 metros de comprimento, é 3,075 metros de altura no seu ponto mais alto e 2,401 metros de largura.

O Festival Qingming é um  feriado histórico e se refere a um tempo para as pessoas saírem de casa e aproveitar o renascimento da primavera.




Ao longo do rio durante o Festival Qingming é uma pintura panorâmica em pergaminho feita pelo artista da Dinastia Song, Zhang Zeduan (1085-1145).  
Ele captura a vida diária das pessoas e da paisagem da capital Bianjing, a  atual Kaifeng,t O tema celebra o espírito festivo e comoção mundana ao invés de aspectos cerimoniais do feriado, como a limpeza de túmulos e orações. Medindo 5,3 metros foi projetada para ser lentamente desenrolada da direita para a esquerda, o comprimento de um braço de cada vez, como uma história em quadrinhos antiga.
Ela oferece vislumbres de roupas de época e arquitetura. Como uma criação artística, a peça tem sido reverenciada e artistas da corte de dinastias posteriores fizeram várias réplicas com novas interpretações. Ele é considerado o mais famoso trabalho entre todos os quadros chineses, e tem sido chamado de "Mona Lisa chinesa . " 



 Ao longo dos séculos, o pergaminho Qingming foi recolhido e guardado entre numerosos proprietários privados, até que finalmente retornou à propriedade pública. A pintura fazia parte da coleção particular do imperador Pu Yi, que assumiu o original Dinastia Song. Séculos mais tarde, em 1945, foi  mantido no Museu do Palácio da Cidade Proibida.
Várias versões posteriores foram criadas, mas com cenas adicionadas desde os tempos Ming e Qing, de acordo com a tradição chinesa de artistas contemporâneos retrabalharem obras antigas.

Enquanto a versão de Chunhui deverá ser "eterna enquanto dure", por razões óbvias, não terá adicionada  quaisquer cenas de China moderna.







O trabalho foi premiado com o recorde mundial em 18NOV2013 pelo Guinness Book.

Fontes
visualnews / dailymail / aliexpress