domingo, 20 de abril de 2014

O preço da crise econômica... nos EUA

 
Completamente surreal: Fotos de dentro de shoppings abandonados nos Estados Unidos
A crise vem provocando o declínio econômico no negócio dos shopping centers e tem feito muitos investidores abandonarem este nicho, isso se explica pelo fato da "cultura do shopping" estar sendo superada por lojas que aproveitam o espaço público da cidade. 

É um fenômeno histórico de uma mudança de comportamento urbano: neste texto de um site especializado em arquitetura e urbanismo, podemos perceber que a lógica em que se aplica o uso dos shopping centers já não é a mesma.


"Quando o shopping passa a ser uma necessidade e não apenas mais uma opção, isso é sinal de que a cidade se encontra terrivelmente adoecida" 

"Quando as ruas não são agradáveis aos sentidos (ruas feias, fétidas, com poluição sonora e visual), quando há uma constante sensação de insegurança, quando a infraestrutura das ruas é decadente, as calçadas quebradas e você tem que disputar o espaço com carros e camelôs, obviamente a melhor solução é nos refugiar em um ambiente mais agradável e de fácil acesso como um shopping center, para fazer nossas compras e satisfazer nossas necessidades de lazer."

Enquanto o Brasil ainda não vive este momento, os Estados Unidos já experimentam a experiência de retornar ao espaço público, e isso tem sido fatal para os shopping centers.



 O mapa acima mostra a localização dos shoppings abandonados, abaixo estão algumas fotos desses lugares. 
 
O que você está prestes a ver é o que acontece quando shoppings são abandonados. É apocalíptico e muito, muito assustador:
Rolling Acres Mall: Akron, Ohio

Inaugurado em 1975 e ampliado várias vezes ao longo de sua história. Numa determinada época, ele tinha mais de 140 lojas. Em 31 de dezembro de 2013, fechou sua última loja e desde então permanece abandonado.

Hawthorne Plaza Mall: Hawthorne, Califórnia.
 
O Hawthorne Plaza Mall foi inaugurado em 1977 na esperança de levantar economicamente   a cidade de Hawthorne. Chegou a ter 134 lojas, mas nos anos 90 o shopping entrou em declínio. Em 1999, ele tinha fechado. O shopping foi retratado nos filmes Evolução em  2001 e Mnority Report em 2002.
 .

 
Cloverleaf Mall: Chesterfield, Virgínia
foi vítima dos rolezinhos americanos
na década de 90.

O Cloveleaf Shopping foi inaugurado em 1972 com 40 lojas ancoradas por JC Penney e Sears. O shopping foi um ponto de encontro popular para famílias nos anos 70 e 80, mas de acordo com o Observer Chesterfield , "Tudo isso mudou na década de 1990.
 Suas melhores clientes do Cloverleaf, as mulheres, começaram a se afastar do shopping, com medo dos jovens que estavam começando a se reunir por lá. As pessoas começaram a ver os adolescentes com enormes calças largas e correntes penduradas, e passaram a se sentir intimidadas dizendo que havia gangues. 


Em consequência, as lojas pararam de renovar suas concessões e, em 2007, fechou permanentemente.



Dixie Square Mall: Harvey, Illinois

Randall Park Mall: North Randall, Ohio
 
Para mais fotos clique nos links abaixo.