quinta-feira, 24 de abril de 2014

O dia em que o Brasil disse NÃO À Copa

Há pouco mais de 30 anos, mais precisamente em 10 de março de 1983, o Brasil que vivia os estertores da ditadura militar já sentindo os efeitos da segunda crise mundial do petróleo e vendo a sua dívida externa iniciar uma escalada para níveis assustadores concluiu que, além da situação econômica, o preço dos ingressos seria incompatível com o poder aquisitivo de classes mais baixas e, também, não deixando de lado a preocupação em não comprometer o governo seguinte...
 
Arte do Zero Hora
 
 
... e no rastro de seu "colega" colombiano - Belisário Betancur -  tomou a mesma decisão: Disse NÃO .
 
Este, havia criticado as extravagâncias exigidas pela Fifa, que não teriam sido acordadas quando o país foi definido como sede, em 1974. E tranquilizado seus compatriotas quanto a uma eventual perda de prestígio do país: tudo seria compensado por Gabriel Garcia Márquez, premiado com o Nobel de literatura em 1982. Para Belisário, sediar a competição seria um esbanjamento imperdoável.
 
 
Se é verdade que em outubro de 2007 a situação econômica do País havia melhorado, em contrapartida,  vale lembrar também que  os escândalos de corrupção onde pessoas ligadas ao governo estavam envolvidas  vinham aflorando  num ritmo quase que diário igualmente como hoje  e como nunca antes na história desse país.
  
 
Para ler o artigo do ZeroHora na íntegra, clique aqui