Por Fábio Kadow em seu Jogo de Negócios
Barcelona de olho na mídia digital
Mesmo sendo apontado por muitos como o principal clube de futebol no mundo digital, com um trabalho diferenciado e que abrange diversos objetivos como fortalecimento da marca, relações públicas, construção de base de dados e e-commerce, o Barcelona acaba de anunciar sua estratégia para o mercado digital chinês, onde o Facebook e Twitter não tem a mesma presença que no resto do mundo.
Além da versão do site em chinês, um primeiro e óbvio passo, o time fechou uma parceria com a empresa de tecnologia Tencent, a maior da Ásia e que, entre outros importantes projetos, desenvolveu a QQ, principal rede social daquele país com mais de oitocentos milhões de usuários cadastrados.
A conta oficial do clube foi lançada ha alguns meses e em menos de doze horas já tinha 50 mil seguidores. Hoje o canal já conta mais de 1,2 milhão de seguidores. Ou seja, o Barcelona entendou que, além dos jogos amistosos promocionais e viagens de pré-temporada, é fundamental também entender as peculariedades digitais de um dos principais mercados do mundo.