Milhares de pessoas acompanharam - jogo Los Angeles Lakers vs. Miami Heat pela NBA - suas casas enquanto ainda saboreavam a ceia do dia 25 ou simplesmente descansavam. Mas a ideia de jogar exatamente no dia de Natal não agrada a todos, principalmente atletas e técnicos, que ficam longe de suas famílias numa data especial.
Nos EUA esporte é entretenimento. E entretenimento é negócio. Sendo assim, pensaram os dirigentes, por que não aproveitar o fim do dia 25 de dezembro, quando todos estão em suas casas, para realizar grandes jogos e, consequentemente, ter audiências expressivas?
Segundo números iniciais divulgados ontem pela ESPN e ABC, a audiência acumulada obtida neste último “Christmas Day” com a transmissão dos cinco jogos da NBA foi a maior de todos os tempos desde que a partidas passaram a ser disputadas no dia 25 de dezembro.
Na NBA jogar no dia de Natal virou “lei” em 1983 (antes disso algumas partidas já haviam sido disputadas desde a década de 40), a partir deste ano a liga passou a escolher um grande jogo para a data, transformando o que seria um absurdo em um evento especial, digno apenas para clubes e atletas de destaque, que estariam sob os olhares do país inteiro.
O preço médio do ingresso para ver o duelo entre Kobe Bryant e LeBron James no sábado era de US$ 556. Outra amostra da força que a data tem foi a linha de tênis exclusivos que a Nike lançou para que seus atletas usassem durante as partidas, nas cores natalinas verde e/ou vermelho - e assim a Nike tem a oportunidade de movimentar o mercado com um produto diferenciado e que, claro, tem seu público.
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