Por Fábio Kadow, em seu Jogo de Negócios
Bomboa pode. Red Bull não. Vai entender…
No último dia 16, logo após o GP que definiu o título de Vettel na F1, escrevi um post sobre a possível mudança de política de Globo nas coberturas de eventos esportivos, já que a mesma, como sabemos, é pautada também por acordos comerciais. Por este motivo, até então, só existia a equipe RBR, porém no fim da temporada a emissora “soltou” o nome da equipe Red Bull nas transmissões, para espanto geral.
E neste último final de semana dois fatos instigantes me chamaram a atenção. O primeiro foi quando uma equipe da tradicional disputa das 500 milhas de kart (na Granja Vianna) apareceu com o nome e patrocínio do Bomboa 222, um conhecido prostíbulo de luxo de São Paulo.
A história do acordo é muito curiosa e foi contada pela própria Globo.com sem omitir o nome do patrocinador, e o mesmo ocorreu durante toda a cobertura, classificação, etc. Nada de BT, dá-lhe Bomboa Team!
Deixo claro que não estou fazendo julgamento sobre as atividades de cada empresa, negócios, se é politicamente correto, etc.. apenas tento entender qual o critério.
No domingo o Paulista de Jundiai sagrou-se campeão da Copa Paulista, torneio que reúne equipes do interior de São Paulo que não estão disputando nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro e dá vaga para a Copa do Brasil.
E a final foi contra o time de futebol da Red Bull , com sede em Jarinu, que já está na Segunda Divisão do Campeonato Paulista e logo deve chegar a elite, criando um suspense de como será o nome adotado pela emissora. Um bom sinal pode estar neste texto sobre a decisão em que a Globo.com adotou o RB, seguindo a política já usada na F1.
Por envolver dois times da região, a notícia tinha mais importância para a TV Tem, afiliada da Rede Globo para a região de Jundiai e Sorocaba, e lá o Red Bull virou RBB, adotando o “B”, de Brasil, na sigla que mais lembra aquele grupo de música adolescente. Lembrando que a TV Tem é de J.Hawilla, dono da Traffic e que também tem seu time, o Desportivo Brasil.
Jornalismo? Entretenimento? Merchandising? Qual a real informação? E como ficam os telespectadores? Quais os critérios deste jogo? Vai entender...