sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Evolução Humana - capítulo XIX



São 15, as partes do corpo humano que não necessitamos. Algumas são realmente incômodas, outras passam despercebidas, mas todas elas coincidem em algo: estão sobrando em nosso corpo. São os Órgãos Vestigiais - sobras evolutivas, marcas do passado.
Para esperança dos criacionistas (sou um evolucionista), no século XIX afirmava-se que no corpo humano havia aproximadamente 180 órgãos vestigiais, e ainda em 1971, a Encyclopaedia Britannica reivindicou mais de 100 órgãos que restavam como vestígio no ser humano, ou seja, nada é definitivo, pois a ciência pode vir a fazer novas descobertas.


XIX - Órgão vomeronasal
(ou de Jacobson)



A função primária deste órgão parece estar relacionada à sensibilidade dos feromônios que regulam o comportamento reprodutivo e outros comportamentos sociais. Um diminuto caroço, medindo entre 0,2 e 2 mm, à cada lado do septo nasal de certas pessoas é o que leva alguns estudiosos a argumentar que esse nódulo representa um órgão vomeronasal funcional.
Alguns estudos anatômicos demonstram que o órgão vomeronasal no ser humano regride durante o desenvolvimento do feto, sendo que o mesmo ocorre em outros mamíferos, como em primatas, cetáceos (i.e. mamíferos aquáticos/baleias), e em alguns morcegos.
Mas devemos lembrar também que qualquer ser humano vive num mundo e numa sociedade que está em constante mudança, quer a nível social quer a nível cultural. E o ser humano tem a percepção dessa realidade através dos seus cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
E a partir deles que o nosso cérebro, centro que comanda todos os sentidos, avalia todos os sinais recebidos e processa toda a atividade humana.
No entanto, qualquer um destes cinco sentidos tem a capacidade de receber também estímulos sexuais de quase todo o tipo, fornecendo ao homem um conjunto de informações preciosas e extremamente úteis quando este está no início, ou em pleno relacionamento com outra pessoa.
Não reagindo como os animais, que respondem ao cheiro e ao odor de uma forma inconsciente, o ser humano pode ser atraído sexualmente por cheiros que o podem estimular ou pelo contrário, arrefecer sua atividade sexual. Tudo terá a ver com a memória olfativa de cada um e com as associações que cada um faz a cada cheiro.
Não é 'a toa que o órgão vomeronasal também é designado como "Nariz Sexual".

Fontes consultadas wikipedia / look / student.dei