sexta-feira, 2 de abril de 2010

Nova Enquete!

Recentemente foi divulgado que o atual Papa Bento XVI quando ainda era o cardeal Joseph Ratzinger e liderava a Congregação da Doutrina pela Fé nos anos 1981 a 2005, foi avisado em 1996 pelo arcebispado da Igreja Católica em Milwaukee nos Estados Unidos, sobre um padre  que poderia ter molestado até 200 garotos surdos.

O padre, Lawrence Murphy , que morreu em 1998  e trabalhou na Escola St. Johns School para Surdos (que não existe mais) em St. Francis, entre 1950 e 1975 não foi afastado de suas funções.


Charge de Lauzán, The Clinic, Santiago, Chile


  
Segundo documentos obtidos pelo jornal “The New York Times” , oito meses após o 1º comunicado, o segundo no comando da Congregação, cardeal Tarcísio Bertonehoje secretário de Estado da Santa Sé – afirmou aos bispos de Wisconsin que eles deveriam começar com procedimentos disciplinares secretos.

Porém, o processo foi interrompido após o padre Murphy escrever ao então cardeal Ratzinger dizendo que estava arrependido e enfrentava dificuldades.

Os documentos surgem no momento em que o Vaticano lida com diversos escândalos de abusos cometidos por religiosos em vários países europeus e nas américas, inclusive no Brasil.

Rembert G. Weakland deixou o posto de arcebispo em 2002, após admitir que sua arquidiocese pagou secretamente US$ 450 mil para um homem que o havia acusado de abuso sexual.


Em comunicado, o reverendo Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, afirmou ao “Times” que o Vaticano não soube do caso de Murphy até 1996, anos após autoridades civis investigarem o religioso e não o acusarem. Lombardi disse ainda que o estado de saúde ruim e a falta de mais provas pesaram na decisão de não retirar o cargo dele.

Bento XVI divulgou, na semana retrasada, uma carta sem precedentes à Irlanda, falando sobre os escândalos de abusos ocorridos no país, em geral encobertos por autoridades religiosas.




Baseado no acima descrito queremos saber a sua opinião. Portanto respondam 'a nova enquete:


A Igreja Católica, ao transferir de paróquias e dioceses  seus padres e bispos acusados de abusos sexuais contra crianças,  age:

A. De maneira correta. Afinal são homens portanto passíveis de erros.
B. Errôneamente. Os envolvidos deveriam ser afastados em definitivo.
C. Errôneamente. Além de afastados deveriam ser entregues 'a Justiça.
D. Não sei / Prefiro não opinar.