segunda-feira, 29 de março de 2010

Que atire a 1ª pedra, quem...

...  nunca teve a curiosidade de saber porque as listras da pasta de dente não se misturam, mesmo o tubo sendo dobrado e amassado, e saem perfeitamente alinhadas para o nosso uso?




Acima a imagem de um creme dental – Colgate Tripla Ação – listrado:

O Colgate Tripla Ação é constituído por uma base branca, duas listras azuis e duas verdes:


Como primeira etapa de envase, um robô coloca tubos vazios em suportes giratórios. Os cremes descem por tubulações separadas: creme verde, creme azul e creme branco. Um sensor acusa a presença do tubo e prepara o bico de enchimento para o envase.

Bicos de enchimento entram nos tubos pelo fundo até alcançarem a região da tampa. Ao subir, cada bico enche o tubo com todas as cores ao mesmo tempo. Depois de cheio, o fundo do tubo é prensado e aquecido. O plástico derrete e forma-se uma espécie de solda.

Abaixo, temos um tubo cortado transversalmente:



Podemos ver que a quantidade de creme branco é bem maior que a de creme colorido:


É preciso um sincronismo de muitos fatores para que as listras saiam perfeitas. Um tubo aberto no sentido longitudinal mostra a perfeição interna do conjunto:


Devido ao estado semi-sólido do creme, viscosidade das bases, falta de espaço para homogeneização e principalmente o equilíbrio da fórmula, uma cor não invade o espaço da outra.

Sendo assim, o tubo fechado pode ser dobrado e amassado que a massa interna de creme acompanhará sem que as cores se misturem (desde que não haja exagero).

Essa curiosidade eu matei no Dia de Fúria