domingo, 28 de março de 2010

Lavando a honra!

Durante os Jogos Olímpicos realizados em Moscou em 1980, o atleta polones  de salto com vara Wladyslaw Kozakiewicz deixou boquiabertos os  espectadores russos ao dar-lhes uma banana depois de ter obtido a medalha de ouro e estabelecido um novo recorde mundial.




Na disputa final, a torcida local apoiava abertamente o atleta soviético Konstantin Volkov, e dedicava vaias, assobios e insultos constantemente para Kozakiewicz.
 
Enquanto a reação dos observadores internacionais ao gesto foi mista, Wladyslaw Kozakiewicz recebeu ampla aceitação e apoio por parte de seus conterrâneos (na Polônia o gesto passou a ser conhecido como "Kozakiewicz") e significou para muitos um sinal de ressentimento dos poloneses ao controle russo, em plena Guerra Fria.
 
Na verdade, o jornal sindical "Solidariedade" já utilizava o gesto de dar uma banana como um símbolo de desafio de resistência polonesa 'a União Soviética.
 
 
Foto: George Herringshaw / sporting-heroes.net
 
Após as Olimpíadas, o embaixador soviético na Polônia exigiu que Kozakiewicz foi despojado de sua medalha devido ao "insulto ao povo soviético".

Mas  a resposta oficial do governo polonês foi:

"O gesto foi um espasmo muscular  involuntário causado pelo esforço"


Perseguido e assediado pela pressão soviética, Wladyslaw Kozakiewicz teve de fugir para a Alemanha Ocidental em 1984, onde conquistou o título nacional da Alemanha Ocidental, nos anos de  1986 e 1987.

Em agosto de 1989, após a vitória da oposição nas eleições, a Polónia, tornou-se  o primeiro país não-comunista na Europa Oriental desde 1945.

la aldea