quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PinturArte: IV - Jan Fabre

Coleção PinturArte

IV - A Arte de Jan Fabre





Heaven of Delight ou Céu do Prazer

É um trabalho artístico que encontra-se no Salão de Espelhos do Palácio Real em Bruxelas. Foi obra do artista flamenco Jan Fabre e tem esse nome como uma referência ao "Jardim das Delícias" de Hieronymus Bosch.




 Só que ele, Jan Fabre,  decidiu-se por não usar a pintura tradicional como era de se esperar. Ele preencheu o teto, colando cerca de pouco mais de um milhão de escudos (asas) do Buprestidae ou besouros-jóia, que têm esse nome, justamente,  por causa de sua brilhante cor iridescente que é a propriedade de algumas superfícies mudarem de cor conforme o ângulo de visão (lembram do CD?).

Os escudos (asas) do besouro jóia têm uma aparência azulada ou esverdeada.


exemplar de um besouro-jóia

Com ele, trabalharam durante 4 meses, 29 jovens artistas e restauradores. No mosaico de escudos era Fabre quem indicava os diferentes padrões e que figuras incorporar. A obra é uma ode à pintura, só que é uma pintura que usa luz em vez de tintas.





Antes que alguém questione sobre os direitos dos animais lembro que os besouros não são protegidos por lei específica, e que, nos países asiáticos - principalmente a Tailândia e o Laos, são simplesmente apreciados como uma iguaria culinária.

Em 2002, foi lançada a obra:

Fabre, J. & D. Braeckman (eds.) Jan Fabre. Heaven of Delight . Palácio Real de Bruxelas. Palais Royal Bruxelles. Bruxelas: Fonds Mercator.



** Hertmans, S. (2002) Pintura com luz. (Apoteose do Escaravelho)

Fontes Consultadas

http://www.angelos.be/NL/works/12 / http://www.killerdirectory.com/blog/architecture/strange-ceiling.html
http://damncoolpics.blogspot.com/2009/08/heaven-of-delight-bug-infested-art.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Buprestidae