quarta-feira, 25 de novembro de 2009

André Carvalho: Autarquias, tomadas e ...


Por André Carvalho (*)
btreina@yahoo.com.br




Autarquias, tomadas e orifícios
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO)”.

Pode não parecer, mas o “organograma” acima é verdadeiro e está num dos sites “ponto gov ponto br”. Esqueceram de citar, talvez como “staff”, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que, vez em quando, representando a sociedade civil, dá também seus “pitacos”.

Padrão é coisa de país desenvolvido e o Brasil não pode ficar na rabeira do mundo, desde que preservados os costumes, a língua, o nacionalismo, as minorias, as bundas – em sua maioria – e os interesses políticos.

A norma estabelece um gabarito a ser seguido, trazendo o desvio padrão para algo próximo a zero. O Brasil é competentíssimo na feitura e aplicação de normas e padrões, basta avaliar o funcionamento dos hospitais, escolas, repartições, trânsito, lanchonetes e do congresso nacional.

Com a NBR 14136 normatizamos as tomadas e plugues elétricos tal como já fizemos com a cachaça e com a caipirinha. Teremos tomadas genuinamente brasileiras o que muito nos engrandece enquanto nação. Elas, as tomadas, terão um rebaixo capaz de aumentar a segurança dos usuários, principalmente os embriagados e virão com um orifício, maior ou menor, capaz de distinguir amperagens diferentes (10A ou 20A). Adaptadores estão proibidos!!!

Alegra-me a questão do orifício, sempre preterido no linguajar do povo, que prefere o buraco. Só cientistas falam em orifício. No momento em que a norma o utiliza, restabelece a justiça para com este vocábulo tão importante.

Na saga normativa que atravessamos, penso que o MDIC, através do INMETRO, atendendo dispositivo do CONMETRO por provocação da ABNT, deve enriquecer nosso SINMETRO, com a padronização dos orifícios das fechaduras. Fechadura no Brasil é um caso sério. Cada uma ao seu bel prazer, com seu segredinho, todas, porém, com buracos incomensuráveis. Um verdadeiro escândalo!!!

A questão é de segurança nacional. Vejam os exemplos do caseiro do lago sul, da jornalista do FHC, da fundação maranhense, dos aloprados paulistas, do mensalão e do lulinha.

 O Brasil tem verdadeiros buracos incapazes de guardar ínfimos segredos, escancarando, por conseguinte, a privacidade dos “incomuns” ao torpe desvario da imprensa capitalista, inoportuna e investigativa, segundo definição da turma mais poderosa do planalto central.

Na padronização das fechaduras é de bom alvitre transformar buracos em orifícios, muito mais seguros e confiáveis, posto que não passam de “fuinhos” ou “buiaquinhos”, segundo um grande amigo, que se pela de medo com uma possível normatização da dicção. Quanto às chaves, melhor que cada qual instale seu ferrolho, enquanto pode.

Lembrem-se que inocentes adaptadores estão proibidos...

(*) André Carvalho não é jornalista, é "apenas" um cidadão que observa as coisas do dia-a-dia. Um free lancer. Ou segundo sua própria definição: um escrevinhador. Seus sempre saborosos textos circulam pela web via e-mails.