Uma pesquisa do Ibope, encomendada pela Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos), revela o comportamento de mulheres das classes B, C e D, que fazem as compras de suas casas, em relação às sacolas plásticas.
O resultado indica que todas elas reaproveitam as sacolinhas, sendo que 73% usam para colocar o lixo doméstico. O estudo ainda revela que 69% das entrevistadas consideram as sacolas plásticas ideais para carregar suas compras e 75% acreditam que os estabelecimentos comerciais devem fornecê-las.
A pesquisa abordou a questão da biodegradação e, mesmo com as campanhas e projetos de lei que tentam implementar as sacolas biodegradáveis, a maioria das entrevistadas desconhece o que isso significa. 65% não sabem o que quer dizer o termo “biodegradável” e 5% deram definições erradas, como “que emite gases tóxicos” ou “que demora para se decompor”.
Além disso, 84% não sabem a diferença entre uma sacola biodegradável e uma degradável e 60% associam o uso de biodegradáveis com o aumento de lixo na cidade.
Apesar de o conceito ser desconhecido, foi demonstrada preocupação em relação a ações sustentáveis: 82% pensam que a sacola biodegradável deveria ser jogada apenas em coleta seletiva de lixo, enquanto 12% disseram que ela some depois que é descartada na natureza.
A Plastivida colocou no ar o site "Sacolinhas Plásticas" (link aqui) com dicas para reutilização de sacolas plásticas, calculadora de economia, mapa com locais para reciclagem, entre outros.
Veja agora algumas das sugestões para a reutilização das sacolas plásticas:
- proteger braço/perna engessada no banho ou na chuva;
- saco de roupa suja;
- acondicionar lixo domésticos;
- separar materiais recicláveis;
- bolsa de gelo;
- lixo de carro;
e tem muito mais, vá lá, clique no link e colabore com o meio ambiente.
sustenta.net