Ontem recebi alguns e-mails de amigos falando do seguinte tema:
A ERICSSON VAI DAR LAPTOPS DE GRAÇA!
De imediato, afinal nunca acreditei em Papai Noel, devolvi o e-mail com a ressalva do perigo de NÃO usar cópia oculta principalmente numa mensagem que claramente mostrava ser um SPAM ou algo semelhante.
A mensagem:
[ A empresa Ericsson está distribuindo gratuitamente "lap tops"com o objetivo de se equilibrar com a Nokia, que está fazendo o mesmo. A Ericsson deseja assim aumentar sua popularidade.
Por esse motivo, está distribuindo gratuitamente o novo Lap Top WAP. Tudo o que é preciso fazer é enviar uma cópia deste e-mail para 8 (oito) conhecidos. Dentro de 2 (duas) semanas você receberá um Ericsson T18. Se a mensagem for enviada para 20 (vinte) ou mais pessoas, você poderá receber um Ericsson R320. Importante! É preciso enviar uma cópia de vosso e-mail para anna.swelung@ericsson.com Boa Sorte!!!Não é trote.Funciona.
] Vejam agora o que o
e-farsas diz sobre isso:
Como você já deve ter imaginado, essa história é completamente falsa! Como uma empresa poderia fazer uma promoção desse porte? Seria a falência na certa!
O texto que está circulando pela rede é curto e de rápida leitura. Mas nessas poucas linhas há vários indícios de mais um hoax. São elas:
O texto é escrito de maneira concisa, como se o autor estivesse querendo transmitir um "esquema", um "jeitinho" de ganhar fácil;
Usa o nome de empresas ou pessoas conhecidas para corroborar com o que se quer transmitir! No caso, foi usado o nome da Ericsson, uma das maiores empresas do mundo em comunicação!
Pede para ser repassado para o oito pessoas ou vinte;
Façamos um pequeno cálculo: Quantas pessoas você tem cadastradas em seus contatos? Suponha que, dentre esses contatos, você escolha apenas 20 pessoas e envia um e-mail pra cada um. Se você parar pra calcular, se cada um desses contatos repassar pra cada 20 pessoas, em pouco mais de 4 "repassadas" já serão mais de 6.000.000 de contatos! Se a empresa resolver pagar um laptop pra cada um, seria o fim da Ericsson.
Como a gente já comentou aqui várias vezes, não dá pra saber pra quantas pessoas determinado e-mail foi repassado, por isso esse boato veio com uma "novidade": você precisa mandar uma cópia desse e-mail para o endereço anna.swelung@ericsson.com . Mandamos um e-mail pra esse endereço e... advinha? O e-mail não existe!
Em contato por e-mail, a empresa desmente essa promoção e em seu site a Ericsson afirma que a história é falsa:
"COMUNICADO IMPORTANTE
A Ericsson vem sendo vítima de uma seqüência de fraudes disseminadas por meio da Internet. Segundo uma delas a empresa estaria distribuindo laptops e/ou aparelhos celulares gratuitamente.O e-mail que dissemina essa falsa mensagem vem assinado por Anna Swelund, que falsamente se intitula funcionária da empresa.Esta funcionária, bem como a suposta promoção não existem. A Ericsson lamenta que a Internet, tão importante para as comunicações globais, seja utilizada de maneira inescrupulosa, causando sérios transtornos à empresa e abusando da boa fé das pessoas.
A Ericsson esclarece ainda à opinião pública que está tomando as providências cabíveis para identificar a origem destas ações fraudulentas. Ericsson Telecomunicacões S.A."
E amigos, este e-mail já rola desde 2006.