quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Lendas da Internet > Turista no WTC

Foto que circula pela rede mostra os últimos momentos da vida de um turista que estava em uma das torres do World Trade Center.


Real? Fotomontagem?

O site e-farsas abre o jogo:

"Essa fotografia tornou-se um dos trotes mais famosos que circularam pelo mundo, depois dos ataques terroristas, em 11 de setembro, às Torres Gêmeas. A primeira vista, a foto parece real porém, ao se analisar mais a fundo, percebem-se as falhas da montagem.

Mas, se a foto é falsa, quem é esse cara?
O comerciante brasileiro José Roberto Penteado ficou muito famoso dizendo que foi ele o "modelo" para a foto. Isso rendeu-lhe até uma matéria na TV americana CNN e no Jornal da Globo!

O que parecia um flagrante de alguns segundos antes de um avião se chocar com a torre em que ele estava era, na verdade, uma montagem muito bem feita. Era para ser uma foto de humor mas muita gente acreditou.
Acontece que o cara não era o cara!
Segundo o jornal Wired News, o verdadeiro turista azarado é um húngaro de 26 anos chamado Peter (ele não contou seu sobrenome aos reporteres). O maluco contou que, pouco depois dos acontecidos de 11 de setembro, ele se lembrou de uma fotografia sua (batida no topo de uma das torres, no dia 28 de novembro de 1997).
Então, colou um avião na bendita e mandou pros amigos via e-mail. Em questão de dias sua cara ficou conhecida no mundo todo. Em pouco tempo, Peter foi transformado no Forrest Gump da internet, aparecendo do lado de figuras famosas como o Papa, o presidente dos EUA e presente no naufrágio do Titanic.


Você pode notar na foto acima, o detalhe da data colocada na foto. Numa fotografia real, a data é "impressa" direto no papel-foto e, nesse caso, a data se sobressai do resto da figura.

Note que mesmo com zoom, os números continuam focados, enquanto que a imagem em volta perde a nitidez



Abaixo a fotografia do brasileiro que se fez passar por "Turista no WTC"! Parece, né?


O turista real é esse:
Com vocês, Peter!!!
Abaixo, algumas variantes dessa fotomontagem:

Não se convenceu?
Então clique aqui e saiba mais.