quinta-feira, 2 de julho de 2009

O ovo arquitetônico.

Em Mumbai, na Índia está sendo construído pela James Law Cybertecture International um prédio de escritórios numa área de 32.000 m² em forma de ovo com 13 andares reunindo design ambiental e sistemas inteligentes para criar um novo marco na cidade, que leva o sugestivo nome de Cybertecture Egg.
O edifício foi encomendado pelo Vijay Associate (Wadhwa Programadores).

O conceito foi inspirado, segundo os criadores, por considerar o mundo como um ecossistema permitindo vida a evoluir. Elementos do desenho e sistemas de inteligência vão trabalhar juntos para dar aos habitantes do edifício, "o melhor espaço para trabalhar em '.
E isso inclui a monitorização da saúde de seus frequentadores. Dentro do prédio, haverá uma série de sistemas inovadores, tais como 'cybertecture saúde" no banheiro, que é projetado para acompanhar o indivíduo, incluindo medidores de pressão arterial e peso. Os dados coletados podem ser recuperados e enviados para um médico se tal for considerado necessário.


Ao usar esse "ovo" moldar, em comparação com um edifício convencional, a estrutura apresenta cerca de 10 a 20% menos área de superfície. Dentro do edifício, uma inovadora estrutura obtida a partir da pele do ovo gera vãos de até 30m entre os andares.



A arquitetura concebida em computador é elegante e sua engenharia cria um prédio de alta qualidade e sofisticação geométrica.


O óvulo em si é erguido em um ângulo para criar tanto uma forte linguagem visual como também visa o ganho solar do edifício onde em seu topo existirá um jardim que desempenha a termólise (a dissipação do calor da superfície) .


Painéis serão instalados no topo do edifício e uma turbina eólica em seu jardin aéreo irá gerar eletricidade. Um sistema de filtração da água também será incorporado ao edifício para a reciclagem de águas utilizadas para regar as plantas e uso de lavagem.



Espera-se este edifício irá agir como uma "jóia" para a nova Central Business District de Mumbai, e será um digno vizinho a outras prezado edifícios no bairro. A sua conclusão está prevista o final de 2010.
Fontes supimpa / inhabitat e com a ajuda inestimável do Google Tradutor