quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Curtas

desenho de Pancho


1 O Ministério do Esporte acaba de conceder algo como R$ 10 milhões de incentivos fiscais aos golfistas. O golfe é um esporte de elite, praticado por pouco mais de 15 mil pessoas em todo o país, nenhuma delas pobre ou de classe média baixa. Já para manter os ginastas olímpicos brasileiros, não houve dinheiro.
2 O presidente Lula deu uma aula de como lidar com políticos: transformou a Marcha de Prefeitos, que era contra ele, numa manifestação favorável ao Governo (até mesmo com a presença da ministra Dilma Rousseff).

Os prefeitos ganharam uma série de vantagens, até a possibilidade de rolar mais uma vez suas dívidas – mesmo os que já as rolaram, mesmo os que não pagaram as prestações. A Lei de Responsabilidade Fiscal provavelmente terá de ser esquecida. E a conta? A conta quem paga não é o presidente, caro leitor. Adivinhe quem é o pagador!
3 O deputado Edmar Moreira era dono do castelo, tinha várias empresas de segurança, tinha lá suas pendências jurídicas, e vivia tranquilo, esquecido, no Congresso. Aí decidiu lançar-se candidato, contra a vontade de seu partido, à segunda vice-presidência da Câmara, justo aquela que comanda a Comissão de Ética. Não tinha nada a fazer lá: aparentemente, queria apenas holofotes.

Ganhou todos os holofotes: tudo o que queria deixar em paz acabou sendo exposto. Teve de renunciar ao cargo, teve de sair do partido, corre o risco de perder o mandato. É sempre bom relembrar o velho provérbio: macaco que muito pula quer chumbo.