sexta-feira, 5 de setembro de 2008

por Lúcia Hippolito
Dilma faz musculação para candidata
O palanque de ontem (02.09) na costa do Espírito Santo teve menos a ver com petróleo e mais a ver com a sucessão presidencial de 2010.
A respeito do petróleo, foi aquilo que já se sabe: apenas um teste. O poço de Jubarte é o que possui a área menos espessa de pré-sal, a Petrobras já estava com uma plataforma ali. Quanto à exploração comercial do petróleo do pré-sal, só mesmo a partir de 2014, segundo cálculos da própria Petrobras (maior autoridade mundial em exploração em águas profundas). Ainda não existe sequer tecnologia para isso.
Mas em matéria de sucessão presidencial, os resultados já começaram a ser colhidos desde ontem. O presidente Lula está seguindo corretamente seu projeto de fazer o sucessor.
As possíveis candidaturas petistas foram caindo uma a uma, todas com problemas com a polícia e a justiça. Acusados de formação de quadrilha, corrupção, violação de sigilo bancário. Com isso, o presidente decidiu construir uma candidatura e fixou-se na ministra Dilma Roussef. Tomou a si a tarefa de fornecer a necessária socialização política à sua candidata.
Lula é doido por um palanque. Fica numa alegria de menino. Faz brincadeiras, gafes, pronuncia inconveniências, constrange uns e outros, se espalha. Fica inteiramente à vontade ou, como se diz aqui no Rio, “feliz que nem pinto no lixo”.
E carrega Dilma para todo canto. Ela não lhe faz sombra, não lhe tira o papel de protagonista. E vai aprendendo.
Dilma não tem experiência política, não tem militância partidária, não tem traquejo. Ainda tem muito caminho pela frente até ser considerada pronta para enfrentar a dureza e a imprevisibilidade de uma campanha presidencial.
Dilma é aluna aplicada. E está se esforçando. Outro dia, por exemplo, num jantar de apoio ao candidato a prefeito de Vitória, Dilma discursou durante um hora. Quase matou os convidados de chateação!
Mas vai melhorando aos poucos. Já está começando a abandonar os gestos rudes e o tom ríspido que a acompanham desde sempre. Já começou a sorrir, o que é um progresso extraordinário, vamos combinar.
Até 2010, ainda teremos muita obra inacabada para inaugurar, muito palanque, muita fita de inauguração para cortar. Tudo isto vai servindo para alegrar o presidente, que troca tudo por um bom palanque, vai dando experiência à candidata.
Dilma segue fazendo musculação para candidata em 2010.