quinta-feira, 8 de maio de 2008

Globo compra os Brasileirões de 2009, 2010 e 2011

Pescado no Radar Online de Lauro Jardim.

Terminou a longa novela que se arrastava desde o final do ano passado: a Globo acaba de fechar com o Clube dos Treze a compra dos direitos de transmissão dos Brasileirões de 2009, 2010 e 2011.
O contrato assinado agora na sede do Clube dos Treze, em São Paulo, é válido somente para a TV aberta.
Para a TV fechada e pay-per-view não houve acordo e seguem as negociações.
A Globo vai pagar 220 milhões de reais por cada temporada. O acordo prevê um bônus se a audiência média dos campeonato subir. Funcionará assim: cada ponto no Ibope a mais, dará aos clubes algo em torno de 1 milhão de reais, tomando-se como base a audiência média da temporada deste ano.
O contrato bate de frente com a recomendação feita na sexta-feira pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) em pelo menos um ponto: o fim do direito de preferência na renovação do contrato.
Por este instrumento, a Globo tem até 30 dias para fazer uma nova proposta no caso de sua oferta ter sido inferior à de outra emissora. A SDE considera que o instrumento prejudica a concorrência.
Este item do contrato bate de frente com o parecer da SDE, mas não é ilegal, ressalte-se. Só o será se o Cade, que recebeu o parecer da SDE na sexta-feira passada para dar a palavra final no assunto, concordar com a tese. Neste caso, o contrato terá que ser refeito.
Há uma cláusula nova no acordo. Reza que a Globo só poderá negociar a cessão de alguma partida com outra emissora com a permissão do Clube dos Treze. Entre os clubes é chamada de "cláusula anti-Record". Por que? A maior parte dos clubes não gostou de ver os argumentos da Record contra a forma de negociação do Clube dos Treze acolhidos pela SDE.
Num contrato assinado à parte, a Globo comprou o uso da marca Clube dos Treze também entre 2009 e 2011. Pagará 18 milhões no total. A emissora, assim, passa a ter o direito de usar o nome Clube dos Treze nas ações de marketing que desejar.