terça-feira, 13 de maio de 2008

Canais fluviais.

Fornecido pelo Obvious


"Há na Grã-Bretanha numerosos canais fluviais que formam uma intrincada e extensa rede. A tradição destas estruturas artificiais é longa. Julga-se que terão começado por ser simples sistemas de irrigação das terras que mais tarde, nos séculos XVII e XIX, durante a Revolução Industrial, se transformaram em vias de transporte de mercadorias.
Em alguns locais, porém, foi necessário vencer alguns obstáculo naturais, como montes e desníveis. Para o efeito construiram-se então obras de engenharia importantes, túneis e sistemas de comportas e, recentemente, soluções ainda mais engenhosas.



Durante um certo período do século passado a rede de canais caiu em desuso e deteriorou-se. Somente há pouco tempo o interesse por estas infraestruturas fluviais renasceu e muitos canais, entretanto fechados, foram reabertos à navegação, sobretudo para fins de lazer.
Na Escócia, perto da cidade de Falkirk, uma antiga ligação entre dois canais desnivelados, o Forth and Clyde Canal e o Union Canal, feita através de comportas, foi recuperada através de um mecanismo engenhoso: um elevador giratório semelhante a um carrossel de feira, denominado Falkirk Wheel.
O conjunto é imenso. Uma enorme roda de 35 metros de diâmetro gira em torno de um eixo transportando dois cestos cheios de água onde são colocadas as barcaças que se pretende deslocar de um nível para o outro. Um sistema de comportas permite isolar a água dentro dos cestos, de 360 000 litros cada, durante o transporte. A diferença de altura entre os dois canais é de 24 metros, o equivalente a um edifício de oito andares.
Esta é uma obra de engenharia de grande elegância. A infraestrutura afirma-se na paisagem sem ser demasiado intrusiva e sem esconder os seus sistemas mecânicos, como motores e engrenagens. Ao ver a grande roda metálica a mover-se lentamente descrevendo um arco, é impossível não recordar a imagem das primeiras máquinas a vapor da Revolução Industrial, cuja tradição perpetua.