segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Horas em frente ao computador podem causar miopia transitória

Por Lola Felix



Duas horas em frente à tela do computador podem não ser suficientes para trabalhar, mandar e-mails, falar com os amigos no MSN e ainda conferir alguns sites. Mas bastam para deixar os olhos cansados. A constatação foi retirada de uma pesquisa do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, titular do Instituto Penido Burnier e diretor médico do Banco de Olhos de Campinas (SP), e deve servir de alerta para quem vive de olho grudado nas maquininhas.


De 1.200 usuários de microcomputador entrevistados e examinados por Queiroz, 30% eram pré-adolescentes dos nove aos 13 anos de idade. E, de tanto usarem o computador para jogar videogame de forma errada - olhando para a tela muito de perto -, a maioria acabou diagnosticada com uma 'miopia' breve ou uma 'miopia' transitória. Ela embaralha a visão, mas, se o contato com a tela for reduzido, o problema desaparece. "Esta 'miopia' costuma incomodar principalmente após as férias, período em que as crianças passam horas em frente à tela do computador", diz Queiroz. Entretanto, não se pode dizer que os aparelhos causam miopia de verdade, a que afeta de forma permanente a visão.


Esse é só um dos problemas oculares gerados pelo uso excessivo ou errado dos microcomputadores. Sensação de areia nos olhos, cansaço visual e visão embaçada também são sintomas relatados por quem trabalha em frente a uma tela o dia inteiro.


Não é o caso de se recusar a trabalhar em frente ao computador nem à sua luz. Eles não tiram o potencial de visão do usuário. A culpa pelos sintomas, segundo o oftalmologista Newton Kara José Jr., do Hospital das Clínicas, não é do micro, mas do usuário que não reconhece - ou esquece - a importância de piscar de vez em quando. "A pessoa se esquece de piscar e, isso, somado à ação do ar condicionado, torna os olhos mais secos", explica o especialista. Menos lubrificados, os olhos dão sensação de ardor, coceira, visão embaçada. A solução para isto é se lembrar de piscar. Ou pingar colírios lubrificantes.


Outra recomendação importante é olhar para longe, durante uns segundos, a cada hora trabalhada em frente ao computador. "Isso ajuda a relaxar o músculo ciliar (responsável pela focagem), que fica contraído quando olhamos para algo muito perto", diz o oftalmologista Jorge Mitre, do Hospital de Olhos de São Paulo (HOSP). A contração contínua, segundo Mitre, pode ocasionar dor de cabeça e a sensação de peso na testa.


No fim do dia, ao chegar em casa, se os sintomas persistirem, pode-se fazer compressas com soro fisiológico gelado por 15 minutos. De acordo com Mitre, elas ajudam a abaixar a temperatura das pálpebras e a diminuir o edema dos músculos da região.