terça-feira, 4 de setembro de 2007

Fish Spa



A garota da imagem está em um spa no sul da china, submersa com milhares de minúsculos peixes que se alimentam de células mortas da pele. Em outras palavras, é um peculiar tratamento de beleza, onde a limpeza de pele é feita por esses peixinhos, que ao se alimentarem da camada superficial promovem a renovação celular da pele. Para que eles possam oferecer um bom desempenho, não recebem nenhum outro tipo de alimentação, por isso, assim que alguém entra na água, eles entram em ação.
E mais, eles conseguem viver normalmente nas piscinas aquecidas, comumente usadas em spas. Os spas do Japão também usam essa técnica nas casas de banho para a limpeza dos pés de banhistas.
Esse método já era usado na Turquia, conhecido como "doctor fish", nome que é dado aos peixes que realizam esse processo, onde clínicas médicas e spas usam o pequeno peixe que chamam de Garra Rufa, para remover tecido morto em dermatologias como psoríase e demais afecções de pele.
Um outro método é o moggot therapy - que consiste neste mesmo processo só que usando larvas de moscas desinfectadas. Eles chamam isso de bioterapia, colocando tais larvas sobre tecidos epiteliais necrosados, ulcerados pelo frio e com feridas. Elas se alimentam da carne morta limpando a área afetada, promovendo assim o processo de regeneração e cicatrização bem mais rápida. Tal terapia já era usada na antiguidade, tendo sido praticada pelos Maias e pelos Aborígenes australianos.