quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

5 razões para defender Dilma Rousseff - 4/5

Do Spotniks

5 razões para defender Dilma Rousseff, uma para cada dia dessa semana


04/05 - quinta-feira


4) Dilma apequenou o PT
Apenas 8 dos 33 partidos políticos brasileiros não tiveram queda na relação de seus filiados nos primeiros cem dias de 2015 em relação ao ano passado. É a maior crise de representatividade desde a redemocratização do país. E ninguém sofre mais com esse cenário que o PT. Atualmente, segundo o Datafolha, a taxa de preferência do partido entre os eleitores caiu para valores próximos que o partido tinha quando ainda debutava no cenário nacional. Em 2013, o número de pessoas que disseram se identificar com o PT era de 30%. Hoje esse número é de apenas 11%. De fato, há um empate técnico com o PSDB pela primeira vez desde 1989. E Dilma é parte fundamental nessa queda.

Arte de MARIOSAN


Em tempos de crise, uma pesquisa encomendada pelo Ibope mostra que nunca a rejeição aos partidos políticos foi tão alta no Brasil. Mesmo durante o impeachment de Collor e a hiperinflação, a proporção dos sem-partido nunca havia chegado à metade da população (a taxa oscilou na faixa dos 40% por toda era FHC). Hoje esse número já atinge 67%. Cada vez menos brasileiros confiam nos partidos políticos.

E aqui também o PT lidera o cenário. Segundo pesquisa recente do Datafolha, para 38% dos brasileiros, o PT não tem prestígio algum – PMDB e PSDB aparecem em seguida com 21% de rejeição. Outros 34% reconhecem só um pouco de prestígio no PT, o que totaliza 72% de imagem debilitada. É o partido mais rejeitado do país. Graças a Dilma.

Link