quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

5 razões para defender Dilma Rousseff - 3/5

Do Spotniks

5 razões para defender Dilma Rousseff, uma para cada dia dessa semana

03/05 - quarta-feira

3) Dilma nos ensina a ser mais humildes
A cada discurso torpe, a cada profecia não realizada, a cada medida fracassada, Dilma alimenta um sentimento de vergonha alheia coletiva. E essa é uma lição que o Brasil deve a si mesmo. Só a vergonha alheia pelos grandes líderes é capaz de propiciar a humildade necessária para a construção de um país pacífico. É ela quem impede, entre outras coisas, sentimentos de orgulho extremados – que nos últimos séculos resultaram nas maiores tragédias registradas pela humanidade.

Arte de MARIO


Encararmos o líder máximo do país numa posição tão fragilizada é libertador: nos expõe à humildade serena dos monges tibetanos. Na democracia representativa tupiniquim, Dilma é resultado direto das nossas próprias escolhas. A cada batida de panela, em cada discurso seu na televisão, sussurra uma voz fantasmagórica no coração de alguns milhões de brasileiros: mea culpa, mea maxima culpa.

Dilma eleva à enésima potência a condição natural de nosso complexo de vira lata – aquilo que Nelson Rodrigues apontava no brasileiro como um narcisismo às avessas. Na presidência, nos livra, com os dois pés fincados no chão, da arrogância fatal que condenou nações como a Argentina e o Japão a tragédias monumentais. Com Dilma, o futuro do país, embriagado em modéstia, está condenado a um longo clima de calmaria.



Link