quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Um diamante de 1.111 quilates

Fonte Veja online

O maior diamante descoberto em mais de um século
Um diamante de 1.111 quilates foi descoberto pela empresa Lucara Diamond, em Botsuana. A pedra Type-IIa, um pouco menor do que uma bola de tênis, é a maior descoberta em 100 anos, de acordo com a Lucara. Segundo informou a agência Bloomberg nesta quinta-feira, o diamante foi extraído por máquinas em uma mina localizado no centro do país.

A mina de Karowe, da Lucara, rivaliza com a mina da Gem Diamonds, em Lesoto, como fonte das maiores e melhores pedras do mundo. A Gem Diamonds detinha o recorde para o maior descoberto neste século, de 603 quilates.



"É quase impossível estimar um valor para uma pedra tão extraordinária, dado que uma avaliação é altamente dependente da cor, claridade e características de corte e polimento," disse Edward Sterck, analista da BMO Capital Markets.

A companhia afirma ter vendido em julho um Type-IIa de 341,9 quilates por 20,6 milhões de dólares, ou seja, cada quilate é avaliado em 60 mil dólares. As ações da companhia saltaram 37% no pregão da bolsa de Toronto, maior ganho ocorrido em uma sessão antes do fechamento desde 2008.

Profissionais da companhia acreditam que a pedra será vendida ainda neste ano.