domingo, 13 de setembro de 2015

Os STUKA em ação

Curiosidades em Guerra

XXXV - Avióes da 2ª Guerra
Junkers JU-87 ou Stuka

JU-87 Stuka - réplica - 
Museu Central da Força Aérea 
em Monino na Rússia.


O Junkers Ju-87, popularmente conhecido como Stuka (do alemão Sturzkampfflugzeug, ou bombardeiro de mergulho), foi um bombardeiro utilizado pela Luftwaffe, a Força Aérea Alemã e pela Regia Aeronautica Italiana durante a Segunda Guerra Mundial e desempenhou com excelência sua função de minar a coragem dos inimigos à primeira vista.


Em algumas versões, o Stuka era ainda acrescido de uma sirene de mergulho - conhecidas como Trombetas de Jericó - instalada na parte superior do trem de pouso, cujo único propósito era aterrorizar quem quer que estivesse no caminho de suas bombas, principalmente a população civil.

Bombardeando Varsóvia, na Polônia

Os ataques deste bombardeiro eram realizados, de forma ideal, por grupos de cerca de 30 aviões, que sobrevoavam o objetivo em três grupos de 10. Durante a descida de aproximadamente 5.000 m, a bomba era lançada a uma altura de cerca de 600 metros; em seguida, o avião erguia-se em curva para cima, enquanto a tripulação suportava uma força de até quatro vezes a da gravidade e que podia causar a perda de consciência de seu piloto por alguns segundos.

Foi o avião mais representativo da blitzkrieg e foi utilizado como bombardeiro de mergulho de grande precisão para atacar as posições avançadas do inimigo e instalações na retaguarda. Uma autêntica artilharia voadora. 

selo postal alemão


Antes de ser utilizado na prática, foi "testado" durante a Guerra Civil Espanhola, evento que, a propósito, foi um verdadeiro galpão de operações para Hitler, que testou todas as armas que pôde nos civis que se opunham ao governo do general Francisco Franco.

O "Stuka" foi também utilizado contra navios na Operação Weserübung (invasão da Dinamarca e da Noruega), e contra a França, na Batalha da França em 1940. As posições fixas das defesas francesas na região de Sedan, foram alvos fáceis para os "Stuka", embora a incapacidade dos comandantes franceses, demonstrada pela sua recusa em chamar os caças para atacar os "Stukas" tivesse ajudado os alemães.

O mais conhecido piloto desta aeronave foi Hans-Ulrich Rudel, especialista em missões de ataque ao solo e o mais condecorado piloto da Luftwaffe na 2ª Guerra Mundial.



Na Rússia, no inverno, durante a Operação Barbarossa, os motores simplesmente não ligavam (o mesmo aconteceu com os tanques Panzer).

Entretanto, as primeiras óbvias limitações começaram a surgir nas primeiras missões de bombardeio à Inglaterra. Os grupos de Stukas eram extremamente vulneráveis aos novos radares da Royal Air Force, a RAF, e eram massacrados no ar.

O "Stuka" também não foi muito útil contra as unidades de veículos blindados franceses, porque os tanques, em movimento, revelaram-se alvos difíceis de serem atingidos.


selo postal soviético de 1960


As limitações do projeto do Ju-87 "Stuka" começaram a evidenciar-se apenas quando, em 1940, começou a Batalha da Inglaterra. 336 "Stukas" foram preparados para a missão, inicialmente designados para operações de ataque à navegação no Canal da Mancha. Quando os ingleses passaram a navegar apenas de noite, a utilidade do "Stuka" mostrou-se muito reduzida, pelo que os alemães passaram a utilizar esta aeronave apenas para atacar as bases inglesas como haviam feito na Polônia e na França.

Stuka - Força Aérea Italiana

Stuka Ju 87G fotografado em 1942 na URSS. 
Sob suas asas estão instalados canhões de 3,7cm


Mas sobre os céus de Inglaterra, a ideia de avião que aterrorizava perdeu efeito. Os radares avisavam os ingleses da chegada de formações de aviões alemães e os "Stukas" tinham que enfrentar os caças britânicos no ar, função para a qual não estavam preparados.

Pensado para atuar em céus dominados pela Luftwaffe, os "Stukas" eram muitas vezes completamente varridos dos céus. Em setembro, num só dia os alemães perderam trinta aparelhos sobre os céus da Inglaterra. A partir daí, o "Stuka" foi pura e simplesmente retirado da operação, limitando-se a pequenas operações no canal da Mancha.

Devido às crescentes baixas no front, o Junkers Ju 87 foi sendo gradualmente substituído pelo Focke-Wulf Fw 190 pois este além de mais rápido, podia carregar carga de bombas equivalente, com a vantagem de se tornar um caça após o ataque. 



DADOS TÉCNICOS:


Tipo: ................................... Bombardeiro de Mergulho
Motores:............................... Junkers Jumo 210 D
Velocidade Máxima:............    408 km/h
Altitude Máxima:.................  8.000 m
Alcance bélico:.....................    500 km

Armamentos:....................... Duas metralhadoras de 7,92 mm / Canhões Flak de 3,7cm
Carga de Bombas:................ Aproximadamente 1.000 kg
Comprimento:..................... 10,8 m
Envergadura:....................... 13,8 m
Peso total:............................ 3.324 kg


Fontes