domingo, 27 de setembro de 2015

O tamanho dos animais e seus filhotes

As diferenças de proporção entre as espécies e seus descendentes ainda tem um certo mistério para biólogos. Enquanto um panda gigante é 900 vezes maior do que seu bebê recém-nascido, um bebê girafa recém-nascido tem um corpo apenas 10 vezes menor do que a de sua mãe.

Rachel A. Becker aborda o assunto em um artigo para a National Geographic acompanhado por um pequeno gráfico em que as diferenças entre algumas espécies são direcionados. O caso mais extremo é o canguru vermelho, cuja cria é 100.000 vezes menor, apesar de ser um marsupial. 



Se um animal tem bebês grandes ou pequenos depende de como auto-suficientes os bebês precisam estar no nascimento. Os bebês que precisam de muitos cuidados são chamados altriciais, e animais que nascem mais desenvolvidos são chamados precocial. Ambos os pandas e as pessoas caem firmemente no final altricial do espectro.

Em geral, os animais como girafas, gazelas, zebras e gnus - como observado - devem estar preparados para em poucos minutos estarem prontos para andar ainda que de modo desajeitado, enquanto outros como os leões podem se dar ao luxo de ter nascido mais "impotente", pois tem quem os protejam. 

Filhote de Panda recém-nascido


Filhotes da panda dependem de suas mães para tudo, calor, comida, e até mesmo ajudá-los em suas necessidades básicas. 

Uma razão que muito do seu desenvolvimento ocorre fora do útero pode ser que o leite materno é melhor na transmissão de nutrientes para o filhote de panda do que a placenta, diz Megan Owen, diretora associado de ecologia aplicada em animais no jardim zoológico de San Diego. Mas seu pequeno tamanho em relação à mãe coloca-los em risco de ser esmagado enquanto a mãe estar a  cuidar deles.