domingo, 5 de julho de 2015

Esquadrões de Honra, latino-americanos.

Curiosidades em Guerra

XXV - Esquadrões de Honra

Durante a Segunda Guerra Mundial, pilotos de muitos países latino-americanos se ofereceram como voluntários. 

Entre eles, estavam os Aguilas Aztecas, do México, os Senta a Púa, do Brasil, e Firmes Volamos, da Argentina, três valentes esquadrões que participaram em batalhas no Atlântico Norte, nas Filipinas e no Norte da Itália, enfrentando os camicases, participando do Dia D e colaborando com a reconquista do Continente Europeu. 



  • Aguilas Aztecas ou Squadron 201 é uma unidade de combate aéreo mexicana que participou da Segunda Guerra Mundial como um anexo do Grupo 58 da Força Aérea EUA. em combate pela libertação da ilha Luzon , Filipinas , durante o verão de 1945. O 201 Squadron serviu com distinção em observações, bombardeado e atacado de posições japonesas , veículos do comboio e posições de artilharia em Filipinas e Formosa .

  • Senta a Pua   é o símbolo e grito de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, tendo suas origens na Segunda Guerra Mundial.


  • Firmes Volamos ou Esquadrão 164 esquadrão fez parte da Royal Air Force e era um esquadrão de caça durante a Segunda Guerra Mundial composta por voluntários argentinos .


History Channel - Documentário - 1H 26 min 

Através de entrevistas com os protagonistas, com especialistas em aviação e historiadores, conheça as experiências dos pilotos latino-americanos nesta guerra e especialmente nas missões aéreas que realizaram.

Fontes youtube / wiki