domingo, 5 de julho de 2015

Azul da cor do mar... a história!

A história por trás da letra



Azul da Cor do Mar
Tim Maia




... e quem conta essa é o 
blog OBVIOUS




O ano era 1969 e lá na rua Real Grandeza, em Botafogo, Sebastião Maia - mais conhecido como Tim -, estava hospedado no modesto apartamento de um antigo amigo seu, Juancito, que adotara o nome artístico de Fábio e dividia o apê com o seu empresário Glauco Timóteo.




O apartamento tinha apenas dois quartos, então Tim dormia no “dromedário” (um sofá com uma capacidade inata de desconsertar colunas). Mas com o seu excesso de gordur... ops... fofura aconchegante, o dromedário era um dos menores problemas de Tim no momento, que na verdade estava louco para gravar seu cd, ganhar dinheiro e “dar uma” - na verdade “dar várias”. O apartamento era um contínuo entra-e-sai de mulheres, desfrutadas exclusivamente por Fábio e Glauco. E o tesão do gordinho aumentava continuamente, sempre sentindo o cheiro e ouvindo os gemidos de felicidade das garotas, que estavam tão perto e ao mesmo tempo tão distantes do seu domínio.






Frustrado, sem cd, sem dinheiro, sem sucesso e sem mulher, Tim estava ficando desiludido. Em meio à esse cenário, Fábio e Glauco viajaram para shows em Salvador e Recife, deixando-o sozinho, com uma graninha básica para as despesas e o aviso de não tentar agarrar a empregada. Sua primeira medida foi sair do dromedário - e após testar a cama de Fábio -, optou pela de Glauco. Em frente à cama havia um pôster imenso de uma morena com curvas belíssimas, nua contra o mar azul do Taiti. Mais triste, sozinho e carente do que nunca, Tim pegou seu violão, ligou o gravador e começou sua produção.






Assim que Fábio voltou de viagem, Tim pegou o gravador e mostrou o que havia feito na sua ausência, inspirado no pôster da bela morena:


Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir
 tenho muito pra contar, 
dizer que aprendi, 
que na vida a gente tem que entender,
 que um nasce pra sofrer,
enquanto o outro ri.


Mas quem sofre 

Sempre tem que procurar 

pelo menos vir achar

 razão para viver...



Ver na vida algum motivo pra sonhar 
Ter um sonho todo azul 
Azul da cor do mar...”

Ao escutar a gravação Fábio ficou maravilhado e gritou aplaudindo e abraçando Tim, “tu acabou de fazer a música da tua vida!”.