domingo, 19 de julho de 2015

Atores que combateram na 2ª Guerra

Curiosidades em Guerra

XXVII - Combatentes Famosos

Um fato curioso e pouco mencionado foi a participação de celebridades na Segunda Guerra Mundial. A maioria somente se tornaria famosa após o conflito porém outros já haviam estrelado no cinema  quando seguiram para os combates. Como é o caso de Clark Gable, de “E o Vento Levou…”.


Clark Gable – ator – Foi artilheiro de avião B-17. Graduado como segundo-tenente pela Escola de Oficiais em Miami. Adolf Hitler era fã de Clark Gable e, ao saber que fora enviado para a Europa, ofereceu uma grande recompensa a quem conseguisse capturar o ator e levá-lo vivo ao Führer.

Ao longo de sua carreira de 30 anos, Gable fez 67 filmes, isso excluídas as figurações em alguns filmes da época do cinema mudo.

Faleceu em 16 de novembro de 1960, aos 59 anos, após um infarto fulminante.


James Doohan – Ator – o Scotty de Star Trek – integrou a Artilharia Real do Canadá, e estava no desembarque na Praia de Juno no Dia D. Foi alvo de 7 tiros de metralhadora alemã sendo ferido em seis, já que uma parou em sua charuteira de metal. Três balas picotaram o dedo médio de sua mão direita. O dedo foi amputado, e ocasionalmente é perceptível nas suas atuações em Star Trek, tanto na serie quanto nos filmes. Faleceu em 2005, aos 85 anos.


Charles Durning – Ator –, aos 21 anos integrou o corpo dos Army Rangers – tropa de elite da infantaria leve – na Praia de Omaha em 6 de junho de 1944. Ferido, ele foi o único soldado de seu agrupamento que sobreviveu ao desembarque inicial. Foi ferido na Bélgica, esfaqueado com uma baioneta por um adolescente alemão. Voltou a linha de batalha e foi capturado em dezembro de 1944, e sobreviveu ao massacre de Malmedy, na Bélgica, onde 90 soldados americanos foram fuzilados. Voltou ao local do crime para ajudar a identificar os corpos.

Recebeu três Medalhas Purple Hearts e Estrela de Prata. Após levar um tiro no peito que o tirou da guerra, ele passou quatro anos em tratamento em diversos hospitais.


Alec Guinness – Ator – Serviu na Marinha Real Britânica durante toda a Segunda Guerra Mundial. Ele comandou embarcações que participaram da invasão da Sicília. Como ator participou de 54 filmes e recebeu diversos prêmios do cinema. Narrou o mais famoso documentário sobre a Segunda Guerra, “The World at War”. Faleceu em 2000, aos 86 anos.



Lee Marvin – ator – Alistou-se na Marinha dos Estados Unidos em 1943 e lutou no Pacífico sul, sendo ferido na Batalha de Saipan. Foi condecorado com a Purple Heart, por ser ferido em combate.

Ganhou Oscar de Melhor ator em 1965 pelo trabalho em “Dívida de Sangue”. Faleceu em 1987, aos 63 anos.


Donald Pleasance – Ator – foi piloto da RAF, – Força aérea Britânica – abatido e mantido como prisioneiro de guerra pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.

No cinema incorporou diversos personagens, mas destacou-se no personagem de O Falsificador no filme FUGINDO DO INFERNO sobre a fuga de um  campo de prisioneiros na 2ª guerra. Faleceu em 1995, pouco antes de completar 76 anos.




George C. Scott – Ator – Entrou para a marinha em 1945 onde obteve o posto de Sargento, participando de missões na Europa. Ganhou Oscar por seu papel de general Patton, no filme Patton, Rebelde ou Herói. Faleceu em 1999, aos 72 anos.



Charles Bronson – Ator – Foi artilheiro de Cauda em avióes e instrutor de tiro na Força Aérea Americana durante a Segunda Guerra. Ele completou 25 missões e foi premiado com a Purple Heart. Contracenou com Donald Pleasence em Fugindo do Inferno, ele personificou o Homem do Túnel. Faleceu em 2003, aos 82 anos.


Ernest Borgnine – ator – Foi artilheiro da Marinha entre 1935 a 1945, servindo ao Exercito americano no Pacífico Sul durante a segunda Guerra Mundial.

Em 1955, Ernest Borgnine conquistaria fama e reconhecimento mundiais ao ganhar o Oscar de melhor ator por seu trabalho como o tímido e sensível açougueiro Marty Piletti no filme Marty, também vencedor do Oscar de melhor filme e da Palma de Ouro doFestival de Cannes e que se tornou o filme de maior sucesso de crítica daquele ano. A popularidade e o sucesso conseguidos aumentariam nas décadas seguintes, em filmes como Os Vikings, O Voo da Fênix, Os Doze Condenados, o lendário western Meu Ódio Será Sua Herança, O Imperador do Pólo Norte, o primeiro ‘filme-catástrofe’ O Destino do Poseidon e Fuga de Nova York, entre outros. Faleceu em 8 de Julho de 2012, aos 95 anos



James Stewart – Ator – foi piloto da Força Aérea americana, lutando na Segunda Guerra mundial como Coronel. Foi condecorado com a Distinguished Flying Cross, por duas vezes, a Air Medal com três folhas de carvalho e os Clusters Croix de Guerre.

Em 1959, foi promovido a Brigadeiro-General. James Stewart já atuava no cinema quando entrou na Força Aérea. Faleceu em 1997, aos 89 anos.



Mickey Rooney – ator – serviu ao Exército dos Estados Unidos, na Europa. Rooney foi treinado para ser um franco atirador, mas foi designado para dar reforço moral ao longo das linhas de frente.

Rooney era considerado pelo Guinness, O Livro dos Recordes o ator com a carreira mais longeva do cinema. Com trajetória de mais de 90 anos, ele foi estrela juvenil em Hollywood e fez cerca de 320 filmes, entre eles ‘Bonequinha de Luxo’ e ‘O Corcel Negro’

Faleceu em em 06 de Abril de 2014, aos 93 anos.



Henry Fonda – ator – Serviu a Marinha dos Estados Unidos como contramestre de terceira classe no Pacífico Sul. Depois foi promovido a Sub-Tenente. Antes do embarque ele já havia atuado em mais de 20 filmes.

Por seus serviços prestados no Pacífico, ele ganhou a Bronze Star, o quarto maior prêmio de bravura em conflito com o inimigo.

É o patriarca de uma família de atores, entre os quais seus filhos Jane Fonda e Peter Fonda, e sua neta Bridget Fonda. Estrelou o filme BATALHA DE MIDWAY. Faleceu em 12 de Agosto de 1982, aos 77 anos vítima de uma doença crônica no coração.




Rod Steiger – ator – ingressou na Marinha com 16 anos, mentindo a idade, para sair de sua casa e serviu a bordo do USS Hornet. Como torpedeiro, lutou no Pacífico em campanhas de Iwo Jima e Okinawa, no Japão. Participou de mais de 100 filmes em sua carreira de ator. Faleceu em 2002, aos 77 anos.


Charlton Heston – Ator – Em 1944, largou os estudos e se alistou na Força Aérea Americana, serviu como operador de rádio de bombardeiros B-25 nas Ilhas Aleutas. Atingindo a patente de sargento e nesta mesma ilha e período, se casou com uma colega de faculdade.

Nos anos 50 e 60, ele filmou sucessos como 55 Dias em Pequim, El Cid, Agonia e Êxtase e Ben Hur, entre outros, recebendo o Oscar de melhor ator pelo último, um dos onze recebidos pelo filme, que se manteve solitariamente como o mais premiado pela Academia em todos os tempos até ser igualado em 1997 por Titanic e em 2003 por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Faleceu em 5 de Abril de 2008, aos 85 anos.



Richard Todd – Durante a Segunda Guerra Mundial, Todd foi oficial do exército britânico e um dos primeiros oficiais a aterrissar na Normandia, no Dia-D. Seu batalhão se encontrou com o Major Howard, comandante do agrupamento de planadores que tomaram a Ponte Pegasus.

Participou de vários filmes após a guerra, entre eles “O mais longo dos dias”, de 1962. Faleceu dia 03 de Dezembro de 2009, aos 90 anos.


Paul Newman – Serviu na Marinha dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial no teatro do Pacífico. Desejava ser piloto, mas por ser daltônico, recebeu uma formação complementar como um operador de rádio e artilheiro. Voou como um artilheiro de torre num bombardeiro. Como um operador de rádio-artilheiro, ele serviu a bordo do USS Bunker Hill durante a batalha de Okinawa, 1945.

Foram mais de 60 filmes e dez indicações ao Oscar. No ano de 1994, recebeu também um Oscar honorário por seu trabalho de filantropia. Porém, ser apenas ator não lhe bastava. Paul foi um diretor talentoso, oferecendo belos papéis à atriz Joanne Woodward, sua esposa desde 1958, em filmes sobre pequenas vidas, seres solitários e tristes – o contrário do que ambos encarnavam como mitos do cinema. Piloto de corridas, fundador de uma empresa de alimentos orgânicos e de uma rede de acompanhamentos para crianças que sofrem de doenças graves

Paul Newman, um dos atores mais respeitados de Hollywood, faleceu em 26 de setembro de 2008, aos 83 anos, após uma longa batalha contra o câncer.



Audie Murphy – alistou-se na infantaria americana aos 18 anos e participou ativamente de 9 campanhas na África, Sicília, Itália, França e Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Demonstrou tanta bravura, que acabou se tornando o soldado mais condecorado da guerra, recebendo mais de vinte medalhas.  Faleceu em 1971, aos 47 anos.

Relação de Medalhas recebidas por Audie Murphy na Segunda Guerra:
  • Medalha de Honra
  • The Distinguished Service Cross
  • 2 Estrelas de Prata
  • Legião ao Mérito
  • 2 Estrelas de Bronze com “V”
  • 2 Coração Púrpura
  • The U.S. Army Outstanding Civilian Service Medal
  • Boa conduta
  • 2 Distinguished Unit Emblems
  • Campanha Americana
  • The European-African-Middle Eastern Campaign Medal with One Silver Star
  • 4 Estrelas de bronze por bons serviços prestados (Representando 9 campanhas) 
  • 1 Flecha de bronze(representando desembarque na Sicília e do sul da França)
  • Medalha de Vitória da Segunda Guerra Mundial
  • The French Fourragere in Colors of the Croix de Guerre
  • The French Legion of Honor, Grade of Chevalier
  • Croix de Guerre com Estrela de Prata, da França
  • Croix de Guerre com Palma, da França
  • Libertação da França
  • Croix de Guerre 1940 com palma, da Bélgica
Após a Segunda Guerra atuou em 33 filmes de faroeste e 11 filmes de gêneros diversos