sexta-feira, 19 de junho de 2015

Você pagaria US$ 18,000.00 numa garrafa de vinho?

Uma garrafa de vinho considerada uma entre as mais raras do mundo foi leiloada no início desse mes por US$ 18.000,00 em uma casa de leilão em Londres. 




Preços exorbitantes em bebidas não são comuns aliado ao fato que, possivelmente, o vinho dessa garrafa deva estar intragável devido à oxidação.

Mas o que fez esse Chateau Mouton Rothschild 1945 ser arrematado por um colecionador privado europeu por um valor tão expressivo? Simples, seu valor histórico.

O V desenhado no rótulo do Chateau Mouton Rothschild 1945 foi ilustrado pelo francês Philippe Jullian para celebrar a vitória dos aliados sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e também representa o triunfo sobre as condições climáticas difíceis para os vinhedos de Bordeaux na época, incluídas uma dura geada e uma onda de calor que provocou uma seca fora do comum.



Mas como sabem que o vinho não estava bom se não foi aberto?

O ullage, jargão do setor que se refere ao espaço entre o vinho e o fundo da rolha, estava abaixo do gargalo, “o que denota uma chance maior de o vinho estar oxidado e, portanto, de não poder ser tomado”, disse Richard Harvey, diretor global de vinhos da Casa de Leilão.

O mesmo ainda alegou que se não fosse esse “pequeno probleminha” a garrafa valeria o dobro.