domingo, 21 de junho de 2015

A missão mais mortal da Luftwaffe

Curiosidades em Guerra

XXIII - Comando Especial Elba
"Sonderkommando Elbe "



A missão mais mortal da Luftwaffe

Sonderkommando Elbe era o nome de uma unidade aérea da Luftwaffe nos meses finais da Segunda Guerra Mundial formada por voluntários de diversas unidades da Luftwaffe, com o objetivo de destruir bombardeiros Aliados através do arremesso direto dos seus aviões tripulados.

Sonderkommando significa comando especial em alemão, e Elbe é um rio que atravessa a Alemanha desaguando no Mar do Norte. Apesar da Luftwaffe ter, neste período do conflito, uma reserva de aviões preparada, tinha falta de combustível e pilotos experientes. 



A baixa taxa de sobrevivência existente em cada missão, não fazia desta "unidade especial" uma unidade suicida na sua essência, já que os seus pilotos deveriam sair do avião antes da colisão da sua aeronave com os bombardeiros aliados, no entanto demonstrava ser uma medida desesperada dos altos comandos da Luftwaffe dada a sua tática militar.

O avião escolhido para estas missões foi o Messerschmitt Bf-109 mas sem a sua blindagem e com armamento mínimo como uma metralhadora com 50 ou 60 projéteis, para reduzir o seu peso total e consequentemente reduzindo o consumo do pouco combustível existente.



Para cumprir as suas missões eficazmente, os pilotos teriam de apontar o seus aviões de preferência para uma de três partes sensíveis do bombardeiro inimigo:

  • A Empenagem, parte do bombardeiro Aliado mais fácil de destruir ou danificar, é a parte localizada na região traseira sendo ela responsável pela estabilidade longitudinal e direcional do avião

  • A Nacela ou berços dos motores já que estariam repletos de combustível altamente inflamável e é uma designação normalmente dada ao suporte do motor nas aeronaves em que o mesmo é fixado na asa. A nacela pode servir para fixar motores, tanques e armas na asas e/ou na fuselagem
  • O Cockpit ou Cabine de Pilotagem que é a última zona e a mais difícil de atingir. O bombardeiro B-24 Liberator, da Força Aérea dos Estados Unidos, foi um dos aviões atingidos desta forma.

44 min e 34 seg 
Documentário da History - dublado


Foi realizada apenas uma única missão, em 07 de abril de 1945, envolvendo 120 aviões Messerschmitt Bf-109.

Segundo relatórios da Luftwaffe, de 22 a 24 bombardeiros aliados foram abatidos. Na visão dos americanos, 15 foram atacados e  apenas 8 foram efetivamente destruídos. 

Dos 120 pilotos alemães, 15 sobreviveram.


Fontes Wiki/youtube