domingo, 10 de maio de 2015

O Zeppelin na 1a. Guerra Mundial

Curiosidades em Guerra


XVII - O uso do Zeppelin na 1a. Guerra Mundial



Na madrugada de 22 de Março de 1915 dois zeppelins alemães realizaram um ousado ataque noturno sobre Paris, apanhando os franceses completamente de surpresa. 

Sobrevoando a cidade a uns meros 150 metros de altitude mas sem grande oposição, as tripulações dos dirigíveis foram largando foguetes luminosos presos a balões para se orientarem até localizarem os seus alvos: as gares (estações) ferroviárias



Foram assim atingidas tanto a gare do Norte quando a de Sant-Lazare (Noroeste) num total de sete bombas. O resultado mostrou o quanto, apesar das aparências, as autoridades francesas e a sociedade em geral estavam despreparadas para este tipo de operações: aquelas poucas bombas provocaram um total de 24 mortos e 41 feridos. 

Depois da operação, as duas aeronaves retiraram-se sem serem importunadas: ressalte-se que a primeira esquadrilha de caça havia sido criada em pouco mais de um mês e meio. 

Mas a intenção dos alemães seria mais a de forçar os franceses a alocar recursos para a proteção da sua capital do que abrir uma nova frente de guerra: o próximo raid sobre Paris só virá a ter lugar a 29 de Janeiro de 1916. A ilustração que encima a história é de época e a sua autora é Jeanne Bertrand.