domingo, 3 de maio de 2015

Grafite reflexivo, a arte de Pedro Sangeon

ARTE URBANA





Há alguns anos Gurulino vem atuando nas páginas do caderno de anotações do artista Pedro Sangeon, que trabalha com intervenção urbana desde 2002. Após alguns anos na Europa, onde estudou meditação e yoga, ele fez com que Gurulino se tornasse um ‘mensageiro’, através do graffiti pelas paredes de Brasília.




Com um ar naturalmente zen, Gurulino é acompanhado de frases reflexivas e um tanto quanto poéticas, como “mais amor sem favor”, “coração em paz, boas escolhas” e muitas outras, que mostram um pouco desse universo silencioso e de auto conhecimento através da meditação diária, praticada pelo autor dos desenhos, claro. Ele pratica o chamado “humor contemplativo e espirituoso”.





Palavras de Pedro Sangeon: 
“No lugar de aprender a ser um acumulador de imagens, aprendi a esvaziar-me de imagens. No lugar de criar poéticas, silenciar, e a partir desse lugar silencioso, criar”.







Não dá para negar que o simpático guruzinho tem algo de diferente, ainda mais ao passar mensagens de calmaria no meio às cidades por onde passa, tão barulhentas, poluídas, cheias de caos e pichações carregadas de revolta – não menos importantes, claro.






Fonte Hypeness