sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Maior avião do mundo, em 1931

Avião DO-X 1929 sobrevoa a Enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1931.

A estátua do Cristo Redentor ainda estava com andaimes, recebendo os retoques finais para sua inauguração em 12 de outubro daquele ano.



Um hidroavião de 30 toneladas e 12 motores, na Enseada de Botafogo.
O flagrante foi obtido durante a escala no Rio de Janeiro do histórico vôo experimental alemão por 45.000 quilômetros da África e Américas do Sul e do Norte, em 1931.



Fabricado pela Dornier alemã, o protótipo DO-X era o maior avião do mundo e jamais entrou em operação comercial, apesar de ter sido testado pela Lufthansa. Tinha três andares com cabine-dormitório, sala de estar, biblioteca, restaurante e bar. Um navio voador de luxo, com tapetes persas, sofás de couro e porcelana fina.


Na foto acima, o avião parece ter 'apenas' seis hélices porque os motores são duplos, isto é, para cada um que você está vendo na frente da asa, tem outro na parte de trás.






A tripulação era de 14 pessoas e a lotação, de 70 passageiros. Sua velocidade de cruzeiro era de 175 km/h , autonomia de 2.300 km e levava 23 mil litros de combustível. Media 40 metros de comprimento e 10 m de largura.

Como o projeto não teve prosseguimento comercial, este famoso DO-X 1929 foi desativado em 1934 e levado para o Museu da Aviação em Berlin, onde terminou destruído num bombardeio durante a 2ª Guerra Mundial, em 1945.

Desembarque do DOX no Caribe (pintura)


Postado originalmente em 04DEZ2007 (472).