domingo, 11 de abril de 2010

Homenagens populares a Lenin!

Há alguns dias na cidade russa de  Bryansk foi realizado um trabalho de "pintura" no monumento a Lenin existente no local. Mas o que parecia ser apenas um trabalho de restauração pelos órgãos públicos era na verdade uma brincadeira de alguns jovens russos fazendo com que o poderoso líder comunista aparentasse ter saído do mercado de pulgas - como é chamada uma loja de roupas usadas.



Aliás parece que uma febre de "homenagens" a Lenin vem acontecendo nessas últimas semanas.

Os comunistas locais e a maioria dos idosos ficaram realmente perturbados com isso. "Temos que encontrá-los e punir em toda a extensão da lei!" exigiam, como se houvesse uma lei especial que pode ser aplicada a pintores de estátua.
 
 
 
As autoridades locais convocaram  equipes de emergência para limpar a estátua a fim de reduzir as tensões sociais em torno disso.
 
Os técnicos contratados reconheceram que a pintura foi muito bem feita, sem pressa - não fizeram uso de sprays, usaram pincéis e pintaram cada parte da estátua manualmente, basta dar uma olhada nas meias brancas de Lenin.
 
 

Colorir Lenin foi uma boa sacada, mas vejamos outras homenagens feitas ao grande líder:

Um pouco antes, em outra cidade da Rússia, pintaram  círculos rosa por toda a estátua dele:



Na cidade de Krasnodar, algum gênio local colocou uma máscara scream... sobre a cabeça de Lênin, à noite:
 
 


Mas a homenagem maior e mais arriscada, sem contar as do início dos anos noventa do século passado quando centenas de monumentos a Lenin foram desmantelados por uma turba furiosa em todo o país durante o rude despertar do longo sono de setenta anos de comunismo, aconteceu em frente à estação ferroviária de St. Petersburg, na cidade de mesmo nome.

Simplesmente colocaram 300 gramas de explosivos TNT no interior da estátua, que fica localizada numa praça movimentada da cidade que tem sete milhões de habitantes.


Este ato poderá vir a ter consequências sérias para os autores da "brincadeira", isso claro, se forem encontrados.

Se e quando, mais homenagens a essa acontecerem, o Pilórdia trará para vocês, leitores.