quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma imagem, 2 versões

. Em outubro de 1938, o jornal nacional-socialista Völkischer Beobachter publicava esta imagem abaixo, logo após a ocupação nazista da região dos Sudetos (região entre a Bohemia e Silésia). explicando que

"retratando as intensas emoções e alegria dos habitantes da região quando os soldados de Hitler atravessaram a fronteira em Asch e marcharam pelas ruas da
cidade de Cheb..”




Enquanto isso, o Arquivo Nacional Americano mostra a mesma foto (abaixo) com o seguinte comentário quando foi publicado (provavelmente no jornal Time Magazine)


"O drama desta mulher Sudeta, incapaz de esconder a sua miséria, enquanto zelosamente saúda o triunfo de Hitler, é a tragédia de milhões de pessoas no silêncio que tinha sido" ganho "para o hitlerismo pelo uso da força implacável."

Conforme o título acima - Uma imagem, duas visões, são duas interpretações muito diferentes para uma fotografia, o que mostra como foi usada pela propaganda de ambos os lados. A verdade é que nunca saberemos quem retratou de forma correta, se os nazistas ou os aliados.


Aldeia Irredutível