
Resultado da reunião, que aconteceu hoje em audiência ocorrida, na Federação Internacional de Automobilismo (FIA)
- Renault recebeu uma pena condicional de dois anos na Fórmula 1 ;
- O ex-chefe de equipe da escuderia, Flavio Briatore, foi banido da categoria;
- Nelsinho Piquet, teve a imunidade confirmada e não foi punido;
- o engenheiro Pat Symonds, foi suspenso por cinco anos por colaborar com a armação.
Como a pena foi aplicada em condicional, a Renault permanece na disputa do campeonato, mas será excluída se cometer qualquer infração grave nos próximos dois anos. A Renault afirma que não contestará a decisão;
Ainda: Flavio Briatore, foi proibido de manter qualquer vínculo com a Fórmula 1, incluindo agenciar a carreira de pilotos. Fernando Alonso, Mark Webber, Heikki Kovalainen e Romain Grosjean estão entre os "clientes" de Briatore.
Na minha opinião, a Renault deve estar se sentindo aliviada mesmo sabendo que serão excluídos da Fórmula 1 se eles cometerem um crime semelhante antes do final da temporada 2011. Além de ainda não ter recebido nenhuma multa e não ter perdido pontos.
Lembrando o caso da McLaren no escândalo de espionagem de 2007 - a equipe foi defenestrada do campeonato de construtores e multada em US $ 100 milhões. Portanto acho que saiu barato a punição recebida.
Quanto a Nelsinho, mesmo que tenha sido isentado de uma punição oficial, por ter falado tudo, acho que sua carreira na F1 encerrou. Não acredito que alguma equipe venha a contratá-lo.
