sábado, 27 de junho de 2009

Artigo > Lineu Barretto





Texto de Lineu Barretto (*)









Espelho, espelho meu ...

Hola amigos lectores!
Conta a mitologia grega, que Narciso, que era filho de um deus com uma ninfa, se encantou tanto com sua imagem que morreu admirando-a à beira de um rio.

Pois é meus caros, na psicologia a imagem do Narciso é chamada de super- ego sublimado, quer dizer, a imagem das pessoas que se crêem melhor do que as outras.

Nas notícias dos jornais que tenho lido, encontrei alguns tipos de Narcisos interessantes e gostaria de propor a vocês criarmos um Troféu Narciso para que pudessemos mensalmente eleger os Narcisos das diversas categorias, baseado nas noticias na imprensa, e anualmente teriamos os ganhadores, do tipo “The Narciso of best ...(categoria) goes to...(ganhador).

Bem, vou sugerir algumas categorias iniciais, com alguns candidatos ao premio, e vocês nos ajudam a criar outras categorias.

Narciso da Arrogancia (Eu sou o melhor...) – Cristiano Ronaldo. Esse cara, além de ter declarado quando concorria ao Balão de Ouro em 2007 e ficou em 2º lugar, depois de Kaká, que ele merecia o Balão de Ouro, o de Prata e o de Bronze (que ficou com Messis). Recentemente declarou que quer reescrever a história do futebol. Bem, na realidade ele que botar um “R” nas conhecidas siglas “aC” e “dC”, ficando “aCR” e “dCR”, antes de Cristiano Ronaldo e depois de Cristiano Ronaldo. Que presunção!!!

Narciso da Vaidade (Eu sou o mais belo...) – Cristiano Ronaldo. Dizem que ele outro dia, quando foi consultar o seu espelho mágico, perguntou:
-Espelho, espelho meu, existe um gajo mais belo do que eu?
-Oh, gajo! (o espelho também é português) Estás a brincar comigo, pá? Tu não sabes que o mais bonito é o Ronaldinho, porém tu jogas a pelota melhor do que ele, ora pois, pois!

Narciso da Sexualidade (Eu sou o mais fo...) - Silvio Berlusconi. Esse cara poderia participar, também, de outro conto de fadas (Chapeuzinho Vermelho). Dizem que Tinto Brass quer fazer uma nova versão de Calígula e já pediu a Berlusconi o empréstimo da Villa Certosa e do Palazzo Grazzioli, além de tê-lo convidado a representar o papel de Tibério Augustus, avô de Calígula e quem o iniciou na “sodomia”. Seria Berlusconi, também, o responsável pela seleção do elenco feminino, já que ele conhece as profissionais do ramo de toda Itália, e de convidar alguns dos seus amigos políticos europeus para fazerem parte do elenco masculino, uma vez que alguns já demonstraram sua “virilidade” através da imprensa, o que pode garantir o sucesso do filme.

Narciso do Poder (Eu tenho a força...) - Kim Jong-Il. Esse troféu antes era do Bush, mas agora já tem um novo candidato. Esse cara está desafiando todo o mundo na maior prepotência.

Narciso da Esperteza (Eu sou mais esperto...) – Osama bin Laden. Esse então, nem se fala. Parece até o homem invisível, ninguém vê. Aqui em Salamanca tem uma loja que vende uma camisa bem interessante. Na camisa tem um mapa da região da Ásia onde ele se esconde, dizendo que é o mapeamento da CIA na caça aos Talibãs ele. Os nomes paises são do tipo: Aquinostão, Parecequestão, Nomasistão, Noseissestão, Agoranoestão, etc.

Agora é com o nosso querido editor topar ou não a instituição desse “Premio”. Podem dar sugestão de outras categorias ou da mudança de nome das que eu sugeri. Por exemplo, em que categoria classificariamos Hugo Chavez? Narciso do Populismo? Narciso da tagarelice? Narciso da Gabolice?

¡Hasta la vista!

(*) Lineu Barretto é baiano de Salvador e atualmente reside em Salamanca/Espanha onde faz doutorado em Economía de la Empresa, na Universidad de Salamanca.

* Nosso colaborador, Lineu, lançou a idéia - cabe agora aos leitores se manisfestarem.