quinta-feira, 19 de março de 2009

Direto de Salamanca: "La Siesta"




Escrito por Lineu Barretto (*)




La Siesta
Alguns amigos têm me perguntado sobre se é verdade que a Espanha toda para, na hora do almoço, para “la siesta”. Eu respondo que sim. Aqui na Espanha, o horário comercial é entre 09h e 10h até as 14h, quando fecha para o almoço. Volta a abrir às 17h e encerra às 20h.
Esse horário é o mesmo para as empresas, escolas, bancos e restaurantes portugueses, que fecham para o almoço (rsss).
Os espanhóis são fieis a esse costume - eu confesso que sou seu adepto de carteirinha. Não vá entrar em uma loja faltando 15 minutos para as 14h e pensar que será recebido com um sorriso na cara, por uma “guapa” atendente, porque o cliente é o “rei”, como dizem os manuais de qualidade.
Primeiro, esses manuais não foram traduzidos para o espanhol (pelo menos ninguém leu aqui ou sabe que existe isso), e segundo, se você não for rápido em pedir o que quer ou pegar nas prateleiras, nos auto-atendimentos, vão lhe pedir para sair, pois precisam fechar a loja.
Esse é um hábito que meu gastroenterologista me recomendava, mas que eu não tinha como praticá-lo quando estava trabalhando aí em Salvador. Imagine, com o trânsito de nossa querida cidade, você ir almoçar em casa, tirar uma sonequinha e retornar ao trabalho, com uma hora ou uma hora e meia de almoço.
Aqui, não! Tudo para por duas a três horas, para que as pessoas possam buscar os filhos no colégio, ir para casa, almoçar em família e, é claro, como eles dizem aqui, “ir a por la siesta”.
É bem verdade que estou em uma cidade que é um pouco menor do que Feira de Santana. Mas mesmo em Madrid, que é do porte de Salvador, com o sistema de Metrô que eles têm e com três horas de almoço, dá para ir a casa, almoçar e tirar uma sonequinha.
Creio que será uma das coisas das quais sentirei falta, quando voltar ao Brasil. Tentarei ao máximo manter esse hábito, pois é fundamental para uma boa qualidade de vida e para a saude.
¡Hasta la vista!
(*) Lineu Barretto é baiano de Salvador e atualmente reside em Salamanca/Espanha onde faz doutorado em Economía de la Empresa, na Universidad de Salamanca.
*este artigo foi escrito sob a nova ortografia.