sábado, 10 de janeiro de 2009

Será a solução da humanidade?

Transcrito do blog da galileu

Eis uma dica para quem quer construir um estilo de vida mais sustentável em 2009: que tal reduzir o impacto sobre os recursos hídricos optando por retirar água diretamente do ar?
Essa possibilidade já está dentro do alcance da tecnologia atual. Um dos aparelhos capazes de realizar esta façanha é o Water Mill, que condensa o vapor d´água e o purifica para uso doméstico.
Seu funcionamento é simples:


o ar ambiente é sugado, e passa através de um filtro. Lá, ele é resfriado, e assume forma líquida. O líquido passa por um filtro de carbono e é exposto à radiação ultravioleta, que tem efeito esterilizante.


Mas o aparelho deve ser colocado ao ar livre, pois o ar no interior das residências é mais poluído.
De cada ¼ de galão de ar que passa pela máquina, cerca de 3% são aproveitados, o que, segundo seus fabricantes, pode resultar em 12 litros de água potável por dia. Mas, dependendo das condições de umidade do ar, o aproveitamento pode ser maior, e o volume de água obtido ao final do processo também.
O aparelho já é usado por organizações como o exército da África do Sul e os fuzileiros norte-americanos. Mas essa tecnologia só terá algum impacto ambiental se chegar as residências. Se isso acontecer, começará pelos lares mais abastados, uma vez que o preço ainda é alto.
O Water Mill, por exemplo, está na faixa dos R$ 3.200, sem taxas nem custo de importação. Se você atualmente pode fazer este tipo de investimento, pode ser uma idéia interessante de considerar. O planeta agradece.