Texto transcrito do BlogdaSanta
"O Apedeuta, como de hábito, já “apedeutou” muito sobre a crise. Vocês se lembram: até outro dia, isso era lá um problema “duzamericano”.
Guido Mantega até chegou a sugerir que se divertia, nos fóruns multilaterais, com o aperto dos países ricos. Tudo arrogância de gente miúda, de gente pequena. Neste sábado (04.10), fazendo o que mais gosta — discurso em palanque —, Lula demonizou as emprestas Aracruz e Sadia, que anunciaram perdas gigantescas em operações cambiais: a primeira, de R$ 1,95 bilhão; a outra, de R$ 760 milhões.
Segundo ele, no fundo, diz que perdas das empresas não estão ligadas à crise e sim à especulação contra o real.
* Apedeuta: [Do gr. apaídeutos.]Adj. 2 g. 1. Sem instrução, sem educação. S. 2 g. 2. Pessoa ignorante, pessoa que ignora tudo, sem instrução: & [Sin. ger.: apedeuto.] Abaixo, trecho do comentário de um leitor do Blog da Santa:
"Ao contrário do que o Apedeuta imagina ou vende, o mercado financeiro é não só indispensável aos especuladores como também a um sem-número de empresas sérias que têm não só a necessidade como a obrigação de proteger seus ativos com a correta utilização dos instrumentos disponíveis no mercado de capitais. A atuação da Sadia estava de acordo com os objetivos da empresa e em conformidade com a tendência de apreciação contínua do real frente o dólar." Leia o comentário completo aqui