quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O porquê dos Nomes > Pará / Belém

Especial O Porquê dos Nomes
Estados e Capitais brasileiras
Pará
Pará: Do tupi, pa’ra, que significa mar, designação do braço direito do Amazonas, engrossado pelas águas do Tocantins.
praia de Alter do Chão, em Santarém
Antiga aldeia dos Borari, primeiros habitantes da vila. É considerada uma das mais belas praias da região amazônica, tendo dentre seus atrativos o lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs.

Alter do Chão

na praia de Atalaia
Mosqueiro (praia de rio)

Localizada na costa oriental do rio Pará no braço sul do Amazonas em frente a Baía do Guajará, a ilha do Mosqueiro é uma das mais belas ilhas fluviais do Estado.

Praia de Ajuruteua, em Bragança

Praia de areia branca, lambida pelo esverdeado das águas oceânicas, cercada de coqueirais, próxima à cidade de Bragança - a pérola do Caeté.

Praia de Salinópolis

Praia oceânica das mais belas do Brasil. São aproximadamente 15 km de praia, com areia branquíssima e muito sol, um convite à vida no melhor estilo.


Capital
Belém


Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616 numa península habitada pelos índios Tupinambás, estrategicamente situada na margem direita da foz do rio Guamá, onde este rio deságua na baía do Guajará, foi erguido o Forte do Presépio (abaixo), marco inicial da cidade.

O Forte, em seguida, o colégio e a igreja dos Jesuítas formaram o núcleo original da cidade que, posteriormente, seria denominada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Hoje, toda esta área faz parte do roteiro turístico obrigatório de Belém e integra o Complexo do Ver-o-Peso.




Mercado Ver-o-Peso

Procissão do Círio de Nazaré

Fontes

pikasa
google