quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Curiosidades chinesas

Não existe fuso horário. Todos obedecem o horário de Pequim! Com isso temos ocorrências naturais bem interessantes, como as que acontecem a leste de Xangai, onde o sol nasce às 4 da manhã, enquanto à oeste nasce às 9 horas. Imagine a cabeça dos moradores.
A preocupação com o crescimento da população é constante e severo. Desde 2007, os lamas tibetanos estão proibidos de ressuscitar sem autorização do governo. O regime ainda não definiu os critérios que permitirão tal ressurreição.
Você sabe porque as Olimpíadas começarão no dia 08/08/08? Não é por acaso, os chineses são muito superticiosos. O número 8, cujo ideograma corresponde ao som da prosperidade é muito cultuado, ao contrário dos números 4, 14 e 24, que lembram o ideograma da morte. Para você ter uma idéia, nem os telefones celulares são esquecidos - se você não está nem aí para supertições, pode comprar um celular que contenham esses números por uma valor bem abaixo dos demais.
Aproveitando o feriado do Ano-Novo chinês, que a cada ano cai em uma data diferente do calendário ocidental, os moradores viajam pelo País, criando o maior movimento migratório do mundo. E acredite, para fugir do congestionamento nos banheiros dos trens, alguns viajantes já se habituaram a usar fraldas descartáveis geriátricas.
A culinária é um assunto à parte. As famílias mais ricas do País costumam acrescentar ovos podres cozidos e sopa de ninho de andorinha na ceia de reveillon. Além disso, gafanhotos, ratos selvagens, cachorros, gatos, cobras, dentre outros, são bastante apreciados na culinária chinesa, tudo isso acompanhado de um bom arroz, claro!
Após décadas do mais puro regime comunista, os chineses ignoram o que é privacidade. Bisbilhotar e tomar conta da vida alheia é quase obrigação, sendo muito comum xeretar conversa alheia ou olhar o cartão de ponto do colega para denunciar atrasos.
O que nós chamamos de boa educação e higiene não se aplica na China. Os banheiros são apertados, fedidos e com apenas um buraco no chão. As pessoas urinam no meio da rua. Soltar puns em público é com eles mesmos. O que chama mais atenção é o hábito de cuspir: Chineses cospem em qualquer lugar, e se você der mole, pode levar uma cusparada acidental, pois a medicina tradicional chinesa acredita que seja danoso engolir a saliva. E fuma-se até em aviões na China.
Das 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 são chinesas.
Fruto da política do filho único e da preferência das famílias por homens, existem 18 milhões de homens a mais que mulheres na China. Saber o sexo da criança antes do nascimento é proibido, porque se for mulher, o casal pode decidir abortar. Apesar disto, o aborto é legal na China, mesmo no final da gravidez. Por conta disto, a China é o país mais avançado em pesquisas com células-tronco, além que quase nenhuma chinesa tomar anticoncepcional.
As transmissões de redes internacionais de TV apresentam 9 segundos de atraso. É o tempo suficiente para que o censor tire a rede do ar caso constate que a notícia é ofensiva aos interesses chineses.
Ver filme erótico pode dar cadeia (se você for pego, claro). Gays também são perseguidos por lá. Anúncios, passeatas ou personagens gays na TV são proibidos. 77% dos chineses não sabem que a AIDS pode ser evitada com o uso da camisinha.
Há um restaurante em Pequim cuja especialidade é pênis. Isso mesmo, lá se tem pratos com o membro de 9 animais: Touro, jumento, cão, cobra, cervo, carneiro, búfalo, foca e cavalo, e como o povo acredita que o prato é afrodisíaco, não faltam clientes.
E se estiver numa mesa com chineses, jamais deixe os palitinhos fincados no arroz, pois isso representa desejar a morte das pessoas ali presentes. E também procure deixar comida no prato, pois um prato vazio para os chineses não significa que você gostou da comida, mas que o anfitrião foi ineficiente ao te servir.
pescado no OButeconaNet e tambem via e-mail